Para garantir a participação dos profissionais convocados, a prefeitura deve disponibilizar transporte gratuito em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana.
Mais de 800 profissionais estarão mobilizados nesse sábado (29) e domingo (30) para um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. A ação contará com agentes de combate a endemias, comunitários de saúde, servidores municipais e apoio da Polícia Militar
Segundo a prefeitura, a ação tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em uma das áreas mais afetadas pela doença na capital.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o bairro registra o maior número de casos de dengue em Cuiabá e tem mais de 5 mil imóveis com possíveis focos do mosquito.
Para garantir a participação dos profissionais convocados, a prefeitura deve disponibilizar transporte gratuito em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, facilitando o deslocamento dos agentes até o Pedra 90.
Além da força-tarefa contra o mosquito, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro estarão abertas no fim de semana para atender a população. Os serviços incluem vacinação, atendimento médico, dispensação de medicamentos e atendimentos espontâneos.
A prefeitura também pediu que os moradores permitam o acesso dos agentes às residências e adotem medidas preventivas contra o Aedes aegypti. O mutirão começa às 7h e segue ao longo da manhã no sábado e no domingo.