Categories: Featured

Cuiabá será contemplada com projeto para saúde e atendimento de caminhoneiros


A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lucia Helena, se reuniu na última semana com representantes do Ministério da Saúde para discutir um novo projeto voltado ao atendimento da saúde dos caminhoneiros e das pessoas que vivem em torno dessa atividade. A iniciativa será realizada em parceria com os municípios e tem previsão de implantação ainda no primeiro semestre deste ano.

Durante a reunião, o Ministério da Saúde apresentou um estudo que identificou as rodovias mais movimentadas do país, destacando a BR-364, que corta todo o estado de Mato Grosso e o Brasil. Com base nesse levantamento, Cuiabá foi escolhida como uma das cidades estratégicas para receber o projeto, devido ao intenso fluxo de caminhões na região.

A proposta prevê a instalação de uma unidade de atendimento básico, semelhante a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em um ponto estratégico da capital mato-grossense. O objetivo é oferecer assistência médica, farmacêutica e de enfermagem aos caminhoneiros e também às pessoas que, de alguma forma, estão vinculadas a essa população, como esposas, crianças e trabalhadores dos pontos de parada das rodovias.

“A gente sabe que 98% dessa população são de homens, mas também temos mulheres, eventualmente poderíamos atender esposas ou crianças que acompanham essas pessoas nas estradas. Trabalhadoras desses pontos de parada. Esses pontos já foram identificados em várias cidades do Brasil, e Cuiabá foi uma das cidades escolhidas pelo grande fluxo de caminhões que passa por aqui. Então, agora, vamos sair para identificar o melhor ponto para a instalação dessa comunidade de saúde”, explicou a secretária Lucia Helena.

O projeto será financiado integralmente pelo Ministério da Saúde, desde a contratação de profissionais até a alocação de contêineres ou construção da unidade, dependendo do que for mais adequado para a realidade local. O município será responsável pela seleção dos profissionais, mas os custos serão cobertos pelo Governo Federal.

A secretária avaliou positivamente a iniciativa e destacou a importância de um atendimento diferenciado para esse público. “Talvez a gente até não tenha real noção do quão grande é essa população, porque não temos esse atendimento diferenciado. Acho que teremos a oportunidade de conhecer o verdadeiro volume de atendimentos dessas pessoas e garantir um acompanhamento adequado para as suas necessidades de saúde”, afirmou.

Com a previsão de implantação para os próximos meses, a expectativa é de que o projeto contribua para a melhoria da qualidade de vida dos caminhoneiros e da população que depende direta ou indiretamente desse setor fundamental para a economia do país.

O Noroeste

Recent Posts

Mato Grosso impulsiona crescimento da safra agrícola e reforça protagonismo no agronegócio nacional

Mato Grosso mantém sua liderança como maior produtor de grãos do Brasil, representando 31,5% da…

2 horas ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

3 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

4 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

4 horas ago

Operação prende oito pessoas e remove 46 veículos em Várzea Grande

Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (12.7), em Várzea Grande, terminou com a…

4 horas ago

Moradores tentam “salvar” carro de ser consumido por fogo dentro de casa em Cuiabá I MT

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência e dois veículos no início da noite…

4 horas ago