Quatro Centros de Atenção Psicossocial e duas Unidades de Acolhimento Adulto e Infanto-Juvenil também estão com obras suspensas.
Cuiabá tem 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com obras paralisadas e que precisam de reformas. A informação foi divulgada pela secretária de Saúde de Cuiabá , Lúcia Helena Barboza, durante reunião da Comissão de Saúde, realizada nesta segunda-feira (17). Segundo Lúcia, nenhuma UBS da capital está com reforma em andamento.
De acordo com a secretária, além das UBSs, quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e duas Unidades de Acolhimento Adulto e Infanto-Juvenil (UAA) estão com obras suspensas.
Durante a reunião, a secretária prestou esclarecimentos sobre as UBS e falou quais são as medidas emergenciais que estão sendo implementadas para reduzir a superlotação das UPAs:
- ampliação dos horários estendidos das UBS, para reduzir a superlotação nas UPAs
- atendimento será de termo espontâneo, ou seja, os pacientes que chegam, já serão atendidos
- aumento de número de plantonistas em horários de pico
Lúcia explicou ainda que o contrato com as empresas para a execução das obras foi encerrado após o vencimento do prazo de 5 anos e não foi renovado. Para a retomada das reformas, uma nova licitação deve ser realizada para a contratação de empresas.
Ainda de acordo com a secretária, as reformas continuarão com os recursos disponíveis em caixa na Prefeitura, destinados à conclusão dessas obras. No entanto, os valores não foram divulgados.
“Para retomarmos essas reformas, teremos que fazer uma nova licitação. A forma mais rápida é utilizarmos as atas já existentes para reforma. O planejamento permanece e vamos finalizá-las”, disse.
Unidades de Saúde com obras e reformas interrompidas
- UBS Real Parque
- UBS Jardim Umuarama II
- UBS Morada dos Nobres
- UBS Francisco Loureira Borba
- UBS Residencial Nilze Paes Barreto
- UBS CPA IV – 3ª etapa
- UBS Ouro Fino
- UBS São João Del Rey estão pactuadas com o governo federal.
Unidades em funcionamento, mas precisam de reforma
- UBSs Residencial Coxipó 1 e 2
- UBS Residencial Coxipó 3
- UBSs Jardim Industrial 1 e 2
- Comunidade Barreiro Branco
- UBSs Baú e Lixeira
- UBS Jardim Leblon
- UBS Santa Amália e Jardim Araçá
- UBS Novo Horizonte
- UBS Tijucal
- UBS Parque Atalaia 1 e 2
- UBS Pico do Amor
- UBS Três Barras
UBS Jardim Passaredo está com a construção finalizada, mas precisa ser mobiliada e equipada.
Na Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, além da secretária, esteve os parlamentares Michelly Alencar (UB), Ilde Taques (PSB) e Alex Rodrigues (PV).