Uso do fogo está proibido no Pantanal mato-grossense para prevenir e combater os incêndios florestais no bioma — Foto: Araquém Alcântara
Um decreto assinado pelo governo do estado proíbe o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais no Pantanal mato-grossense. A medida começou a valer neste domingo (1º) e segue até 31 de dezembro.
O objetivo é prevenir e combater os incêndios florestais no bioma, especialmente durante o período de estiagem, quando as condições climáticas ampliam consideravelmente o risco de propagação das chamas.
Durante o período proibitivo, todas as licenças de queima controlada emitidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) estão suspensas. Segundo o governo, a exceção são as queimas realizadas ou supervisionadas por órgãos públicos autorizados para ações de prevenção e combate a incêndios.
Conforme o decreto, o descumprimento da norma poderá resultar em sanções severas, incluindo multas, apreensão de equipamentos e responsabilização criminal.
Além da proibição, o decreto também determina a implantação da Sala de Situação Central (SSC), responsável por monitorar as ocorrências ao longo do período proibitivo. Uma Sala de Situação Descentralizada também será implantada em Poconé, porta de entrada do Pantanal, para acompanhar de perto a situação no bioma.
“A sala atuará como órgão consultivo e deliberativo nas respostas a ocorrências. A estrutura reúne 30 representantes, entre titulares e suplentes de diversos órgãos públicos e entidades ambientais. Já as Salas de Situação Descentralizadas são estratégicas para ampliar a eficácia das ações em campo, especialmente em áreas de difícil acesso”, explicou o governo, em nota.
Outras sete Salas de Situação Descentralizadas devem ser implantadas nos municípios que sediam os Comandos Regionais do Corpo de Bombeiros
As Polícias Civis de Mato Grosso e Santa Catarina cumpriram nesta sexta-feira (14), dois mandados…
A empresária Carolinne Carvalho afirmou ter tido o braço quebrado após ser atingida pela cobertura…
Rozeli Alves dos Santos foi atingida por uma barra de ferro e deve passar por…
Meninas procuraram o Conselho Tutelar. A mais velha contou que sofria abusos desde os 13…
O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, voltou ao centro de uma disputa judicial após ser…
Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) mostra que 38% dos cuiabanos…