Categories: Featured

Defensoria Pública garante atendimento para interdição civil de jovem com paralisia


Durante a passagem do Projeto Ribeirinho Cidadão por Reserva do Cabaçal, neste domingo (13), uma história comovente emocionou os presentes e revelou a importância da justiça acessível. Maria Vecioni da Costa Souza, mãe do jovem Mateus Gabriel Alves, de 23 anos, buscava uma solução urgente: a interdição legal do filho, diagnosticado com paralisia cerebral e sem condições de se expressar ou cuidar de si.

Acompanhada pela equipe da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Maria conseguiu em poucas horas o que levaria meses em um trâmite tradicional. Com um laudo emitido pela médica do Exército Brasileiro, Camila Aparecida de Brito Santos, ficou atestado que Mateus apresenta incapacidade total para o trabalho e dependência integral de terceiros, devido à atrofia muscular nos quatro membros e à ausência de comunicação verbal.

“Ele não se movimenta, não fala, precisa da mãe para tudo. A avaliação confirmou a necessidade de cuidados contínuos e a total incapacidade laborativa”, explicou a médica. O laudo médico foi fundamental para que a Defensoria ingressasse imediatamente com o pedido de interdição judicial, garantindo que Maria pudesse representá-lo legalmente em atos civis, inclusive para reativar o benefício do INSS que estava suspenso há três anos.

A defensora pública Elisa de Camargo Viana comemorou a agilidade da ação. “Num processo normal, isso levaria meses. Hoje, com o mutirão e os parceiros envolvidos, conseguimos resolver em um único dia. Maria agora tem o direito de representar o filho, garantindo o que ele precisa para viver com dignidade” destacou.

Visivelmente emocionada, Maria falou com gratidão: “O atendimento foi bom, sim. Vim resolver o benefício do meu filho, que estava cancelado. Agora, com fé em Deus e com a ajuda da Defensoria, conseguimos uma liminar. Estou confiante que agora vai dar certo”.

Outro exemplo de transformação veio com o atendimento de Marilene Francisca Lopes de Lima, de 45 anos, servidora pública. Ela buscou o projeto para formalizar o divórcio consensual com o ex-companheiro Jeovani Rodrigues de Lima, de quem já estava separada de fato há alguns anos. Sem filhos e com os bens já partilhados, o casal só aguardava a formalização judicial.

“Viemos aqui para realizar o divórcio consensual. Na época entramos em acordo, não teve discussão, cada um seguiu sua vida. Procuramos a Defensoria Pública e fomos atendidos muito bem. Estamos felizes por realizar esse divórcio de forma rápida”, disse Marilene.

O assessor jurídico Fábio de Jesus Quintiliano, responsável pelo atendimento, explicou o atendimento. “Eles já estavam separados, mas ainda não tinham oficializado. Fizemos o acordo aqui mesmo durante o mutirão, enviamos para o juízo homologar e agora já saiu a sentença determinando a nova certidão de casamento com a averbação do divórcio. Saíram praticamente divorciados”.

Além dos atendimentos jurídicos, muitos moradores aproveitaram para regularizar documentos. É o caso da dona de casa Luzia Pacheco de Almeida, que tirou uma nova identidade. “O atendimento aqui em Reserva do Cabaçal hoje tá muito bom, graças a Deus. Agora com esse serviço aqui pertinho ficou muito mais fácil. Aproveitei pra trocar o documento e já fiquei em dia. Parece até um passeio de tão tranquilo que foi”, contou com alegria.

A 18ª edição do Projeto Ribeirinho Cidadão contou com a parceria entre a Defensoria Pública de Mato Grosso e o Poder Judiciário, por meio da Justiça Comunitária, além de dezenas de outras instituições estaduais e federais. O projeto atua com seis eixos principais: Justiça, Saúde, Cidadania, Educação para o Trânsito, Educação Ambiental e Ciência, Cultura e Esporte.

O Noroeste

Recent Posts

Engavetamento com caminhão da Cavalaria da PM deixa policial ferido em MT | MT

Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…

2 horas ago

Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT

Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…

2 horas ago

Jovem de 25 anos morre atropelada por caminhão após acidente na ponte Sérgio Motta

Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…

2 horas ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

7 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

8 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

8 horas ago