A deputada estadual Janaina Riva afirmou que vê como natural a formação da federação do MDB com o Republicanos.
Este ano as articulações em Brasília para uma possível federação ganharam força, especialmente após a eleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados. O objetivo da união seria para fortalecer os partidos de Centro.
“Vejo como algo natural acontecer depois das federações que estão acontecendo, como a federação, por exemplo, do União e Progressista”, afirmou a deputada.
“Todos os partidos agora buscam formas de se unir a outros partidos para ter força dentro do Congresso. Isso é importante para a formação das comissões, isso é importante para discussão de presidência e outros cargos de relevância que nós sabemos que são discutidos dentro do Congresso Nacional”, acrescentou.
Apesar de achar que a federação já está praticamente encaminhada, Janaina disse que as negociações entre os partidos deve tomar forma daqui alguns meses.
Ela ainda confirmou a vinda do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, para acompanhar as eleições internas do partido em Mato Grosso. Segundo ela, nessa visita deve haver mais atualizações sobre a formação da federação.
“Baleia vem nas eleições agora em agosto. Vem agora em agosto para acompanhar a eleição e as convenções do diretório estadual do MDB aqui em Mato Grosso”.
“E com certeza ele já vai ter informações, porque eu acredito que por conta do prazo, que é um ano antes do período eleitoral, essa discussão em agosto já vai estar muito mais clara para todos nós”, disse.
Em Mato Grosso, especula-se que a federação possa causar uma mudança no cenário político, principalmente em relação à pré-candidatura ao Senado de Janaina e a do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que é pré-candidato ao Governo.
Ao ser questionada sobre a relação entre seu projeto e o de Pivetta, a deputada afirmou que ainda é cedo para saber como a federação vai impactar nas eleições em Mato Grosso.
No entanto, reiterou que a federação tem sido apoiada pelos deputados estaduais dos dois partidos.
“Não adianta a gente ficar fazendo previsões agora, muita água para passar embaixo dessa ponte”, disse.
“A gente vai ter que aguardar primeiro essa decisão da Nacional para depois colocar isso em pauta internamente. Não conversei com Otaviano, mas com os estaduais hoje, se dependessem dos estaduais, dos sete que se reúnem entre Republicanos e MDB, todos gostariam da federação”.
As Polícias Civis de Mato Grosso e Santa Catarina cumpriram nesta sexta-feira (14), dois mandados…
A empresária Carolinne Carvalho afirmou ter tido o braço quebrado após ser atingida pela cobertura…
Rozeli Alves dos Santos foi atingida por uma barra de ferro e deve passar por…
Meninas procuraram o Conselho Tutelar. A mais velha contou que sofria abusos desde os 13…
O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, voltou ao centro de uma disputa judicial após ser…
Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) mostra que 38% dos cuiabanos…