27 C
Cuiabá
domingo, junho 22, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioGadgetsEconomiaDeputado Dr.João destaca o potencial da agricultura familiar em evento de entrega...

Deputado Dr.João destaca o potencial da agricultura familiar em evento de entrega de mudas

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


Nesta quinta-feira (27), o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Dr. João (MDB), esteve em Tangará da Serra para reforçar o compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar e a transferência de tecnologia ao setor produtivo. O evento contou com a presença da secretária de Agricultura Familiar (Seaf), Andreia Fujioka, do presidente da Empaer, Suelme Fernandes, do prefeito Vander Masson (União), do vice-prefeito Eduardo Sanches (PL), vereadores e demais autoridades.. “O agronegócio tem a força para alimentar o mundo, mas a agricultura familiar pode garantir que cada brasileiro tenha comida na mesa. Se soubermos potencializar esse setor, Mato Grosso se tornará referência nacional, exportando não apenas para fora do país, mas também para nosso próprio território”, afirmou.

A agenda incluiu a assinatura do termo de cessão de uma área da Empaer para o município de Tangará da Serra, consolidando uma parceria estratégica para impulsionar a produção agrícola local e ampliar políticas públicas voltadas ao setor.

Além disso, foram entregues cerca de 170 mil mudas frutíferas para diversos municípios da região, com destaque para o assentamento Antônio Conselheiro, um dos maiores da América Latina. O evento aconteceu no Centro de Pesquisas e Transferência de Tecnologia da Empaer, referência em inovação e suporte aos produtores rurais.

O deputado destacou que investimentos em tecnologia e insumos qualificados são essenciais para fortalecer a agricultura familiar. “A produção de mudas com material genético validado contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável do estado. Queremos garantir que nossos produtores tenham acesso a insumos de qualidade e aumentem sua produtividade de forma eficiente e sustentável”, explicou.

O Centro de Validação Tecnológica da Empaer, em Tangará da Serra, já traçou metas ambiciosas para 2025, incluindo a produção de 240 mil mudas de café, 20 mil de banana e o cultivo de 5 hectares de maniveiro de mandioca, que poderá atender até 150 hectares de produtores. Também será instalado um matrizeiro de cacau com mudas de alto desempenho, provenientes de Juína e Sinop, para fortalecer a cadeia produtiva do setor.

Essas iniciativas foram viabilizadas após a visita do vice-governador Otaviano Pivetta ao Centro de Validação Tecnológica da Empaer, em dezembro de 2024, onde foi firmado um acordo para a ampliação da produção de mudas e incentivo ao desenvolvimento agrícola da região.


 

 

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -