O deputado estadual Dr. João (MDB) reafirmou, nesta segunda-feira (25), o compromisso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) com o enfrentamento à hanseníase, uma das doenças negligenciadas mais preocupantes no estado. Durante reunião ordinária da Frente Parlamentar de Combate à Hanseníase, da qual é presidente, o parlamentar anunciou que pelo menos R$ 2 milhões já estão garantidos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 para o início das ações de combate à doença.
“Este enfrentamento precisa ser feito para ontem. Os especialistas já deixaram claro que, se começarmos agora, vai levar pelo menos cinco anos para mudar o cenário atual e até dez anos para vermos os resultados completos. O tratamento é demorado, exige acompanhamento e busca ativa de pacientes. É um trabalho minucioso e de longo prazo”, afirmou Dr. João.
O parlamentar destacou ainda que já dialogou com a liderança do governo e com a Comissão de Saúde e que há um acordo firmado para que o valor seja destinado ainda este ano no orçamento. “Mato Grosso é um estado rico, não pode continuar tratando a saúde como prioridade secundária. É hora de cobrar medidas drásticas e mudar essa realidade”, acrescentou.
A reunião contou com a presença do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e presidente da Comissão de Saúde da Corte, Guilherme Maluf, que elogiou a iniciativa do deputado. “Parabenizo o Dr. João por dar visibilidade a um tema tão grave. Como conselheiro, minha missão é cuidar da boa aplicação dos recursos públicos e por isso procurei o deputado. Sem recurso, não se faz política pública”, declarou.
Maluf defendeu que o foco do enfrentamento esteja na atenção básica. “É preciso capacitar os clínicos gerais para que a hanseníase seja diagnosticada ainda na ponta. Precisamos de um exército de médicos preparados para identificar os casos precocemente”, pontuou.
O deputado estadual Paulo Araújo (PP) também participou da reunião destacando que o tema compromete diretamente a qualidade de vida da população mato-grossense.
O médico hansenologista e representante da Câmara Técnica de Hanseologia do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), Dr. Zenildo Pacheco, lembrou a dificuldade de acesso a profissionais especialistas e defendeu a formação contínua de médicos capacitados. “Estamos no melhor lugar do mundo para contrair hanseníase, infelizmente. Mas ainda há tempo de mudar esse cenário. O conselho está à disposição, já estamos formando a terceira turma de hansenologistas”, disse.
A representante da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Alessandra Moraes, reforçou o apoio do governo ao trabalho da Frente Parlamentar e parabenizou Dr. João pela condução dos debates. “Tenho certeza que, com essa articulação e vontade política, vamos avançar significativamente no enfrentamento à doença”, afirmou.
Dados – Mato Grosso segue como o estado com maior incidência de hanseníase no Brasil. Em 2021, registrou a maior taxa de detecção do país, com 58,79 casos por 100 mil habitantes. Em 2023, voltou a atingir o mesmo patamar pré-pandemia, com 129,65 casos por 100 mil habitantes.
A Frente Parlamentar, instalada em abril deste ano, tem como objetivo propor e acompanhar políticas públicas de combate à hanseníase, incluindo ações de conscientização, capacitação de profissionais, ampliação do diagnóstico, publicidade e enfrentamento à discriminação social relacionada à doença.
“O mais importante agora é começar. Já garantimos o recurso inicial, e vamos trabalhar junto com os órgãos de saúde, prefeituras e instituições para tirar Mato Grosso dessa triste liderança. Essa luta é pela vida, pela dignidade e pela saúde do nosso povo”, concluiu Dr. João.
A pedido da deputada Gisela Simona (União-MT) será realizada audiência pública, nesta terça-feira (26), no…
Mariell Antonini reforça importância de a mulher romper ciclo de violência e destaca atuação do…
Medida foi motivada pelo rebaixamento emergencial do reservatório da usina, iniciado em 15 de agosto.…
A Operação ‘Vigia das Águas’, que foi deflagrada com objetivo de apurar um suposto esquema…
Dois integrantes de uma facção criminosa, envolvidos em crimes de extorsão praticados contra um morador…
Foi aprovado, em segunda votação, neste mês, o Projeto de Lei 13/2024, do deputado estadual Thiago…