Featured

Em ato Deputados e comunidade acadêmica repudiam ataques de Abilio à Universidade I MT

Após as declarações do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), que classificou a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) como “uma bosta”, estudantes, professores e políticos se reuniram nessa quinta-feira (21), em um ato público no campus, na Praça do Restaurante Universitário, em defesa da instituição.

Conforme divulgado, o gestor afirmou, na última terça-feira (19), que alunos da rede pública precisam recorrer a universidades privadas, enquanto os oriundos de escolas particulares conseguem vaga na instituição pública, que, segundo ele, é “diferenciada, mesmo sendo uma bosta”.

A reitora da UFMT, Marluce Silva, rebateu as falas e destacou a relevância da universidade para Mato Grosso em entrevista a TV Vila Real.

“Nós temos hoje 23 mil estudantes vinculados aos nossos cursos, que são avaliados pelo MEC e estão entre os melhores do Brasil. Portanto, falas covardes, manifestações indecentes e desqualificadas não ecoam. A prova é que temos toda essa população e autoridades que passaram ou ainda estudam aqui, como os deputados estaduais: Barranco (PT), Wilson Santos (PSD) e o deputado federal Emanuelzinho (MDB), além de Rafaela Fávaro, entre outros”, afirmou.

O deputado estadual Wilson Santos (PSD), ex-aluno da instituição, destacou que sua trajetória política começou na universidade.

“Aqui eu comecei a aprender política, militei no movimento estudantil, presidi por duas vezes o Centro Acadêmico de Direito. Tudo que aprendi na vida política devo a essa universidade. Quando prefeito de Cuiabá, fiz várias parcerias com a UFMT”, disse.

Ele também sugeriu que Brunini peça desculpas. “Eu lamento e espero que o prefeito tenha tempo para refletir. Que faça a sua meia-culpa, peça desculpas e venha dialogar com a reitora. Não há nenhuma instituição nesse estado que reúna tantos cérebros de excelência quanto a UFMT”, completou.

Também mestrando na instituição, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) criticou duramente as falas do prefeito.

“Eu acho que ele nunca passou perto da UFMT. Se conhecesse a competência e a qualidade dos professores e a gestão da reitora Marluce, jamais ousaria falar tanta bobagem”, afirmou.
O deputado federal Emanuelzinho (MDB) classificou as falas de Brunini como ofensivas e sem fundamento. “Foi uma fala bizarra, desnecessária. Mostra o desconhecimento do prefeito sobre a importância de uma universidade federal para Mato Grosso e para o Brasil”, declarou.

O ato reuniu estudantes, docentes e lideranças políticas em defesa da UFMT, que completa mais de 50 anos de contribuição na formação de profissionais e pesquisadores que atuam em diversas áreas no estado e no país.

O Noroeste

Recent Posts

Veterinária investe em tecnologia para diagnósticos em pets

A médica veterinária Andressa Lemos, formada há 11 anos pela Universidade Federal de Mato Grosso…

24 minutos ago

Olheiro de facção é preso pela GCCO ao gravar ação policial em sequestro de imóveis em Cuiabá

Um integrante de facção criminosa, que atuava com tráfico de drogas e como olheiro do…

44 minutos ago

Justiça mantém aumento de 20,27% no transporte intermunicipal Cuiabá e VG I MT

Valor da tarifa foi mantido em R$ 5,95. Segundo a juíza, o reajuste tarifário é…

2 horas ago

Dois são presos com revólver e pistola após assassinarem mulher dentro de casa em MT I MT

Policiais militares da Força Tática do 6º Comando Regional prenderam dois homens suspeitos pelo homicídio…

2 horas ago

Com apoio do deputado Dr. Eugênio, Festival Sons do Araguaia premia talentos regionais

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) apoiou, por meio de emenda parlamentar do deputado…

2 horas ago

Audiência pública vai debater regionalização da rede de saúde em Mato Grosso

Durante a 5ª reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa…

2 horas ago