Ricardo Domingos de Oliveira, um homem trans de 20 anos, foi preso suspeito de matar a ex-namorada Quitéria dos Santos Costa, de 29 anos. Defesa diz que Ricardo apresenta indícios de insanidade mental.
Ricardo Domingos de Oliveira, um homem trans de 20 anos, preso acusado de matar a facadas a ex-namorada Quitéria dos Santos Costa, de 29 anos, foi transferido para a Cadeia Pública Feminina de Nortelândia, a 254 km de Cuiabá. O advogado de defesa José Rodrigues de Freitas Junior informou, nesta terça-feira (20), que a transferência foi realizada na última sexta-feira (16), após a audiência de custódia.
Ricardo é o nome social de Emanuelly Vitória Domingos de Oliveira. Ao g1, a defesa afirmou que a transferência para um presídio feminino foi um pedido do próprio acusado, por medo de sofrer algum tipo de violência, incluindo abuso sexual, pois ainda não concluiu a transição de gênero.
O advogado disse ainda que solicitou uma avaliação psquiátrica por Ricardo apresentar indícios de insanidade mental.
“A análise foi solicitada ao juiz e estamos aguardando o despacho para ela passar por um profissional da área psiquiátrica “, declarou.
Em depoimento à polícia, Ricardo confessou o crime e alegou que vinha sofrendo ameaças da vítima por meio de terceiros. O juiz Fábio Oetengill convertou a prisão do acusado em preventiva.
O caso é investigado pela Polícia Civil como feminicídio.
Entenda o caso
Câmeras de segurança da sorveteria onde Quitéria trabalhava registraram o momento em que ela é atacada pelas costas e morta a facadas, em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, no dia 13 de maio.
Nas imagens, é possível ver que a vítima está com uniforme e trabalhando, quando Ricardo, usando um capacete, entra no local e a ataca pelas costas. Ela tenta se defender, mas cai no chão.
Quitéria foi levada até o hospital São Lucas, mas morreu na unidade. A faca utilizada no crime foi apreendida e entregue à polícia