Categories: FeaturedMT MAIS

Ex-policial e cúmplice são condenados por morte e ocultação de corpo de músico em clínica clandestina de Cuiabá | Mato Grosso

A Justiça condenou, nesta sexta-feira (11), o ex-policial civil Kleber Ferraz Albuês e o técnico de informática Hueder Marcos de Almeida pelo envolvimento no sequestro, assassinato e ocultação do corpo do músico Thiago Festa Figueiredo, em Cuiabá, em 2011.

Em um júri que levou cerca 16h, o ex-policial foi sentenciado a 9 anos e 11 meses de prisão em regime fechado pelos crimes de homicídio simples, sequestro e falsidade ideológica. Já Hueder Marcos foi condenado a 1 ano de detenção em regime aberto, por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

A reportagem tenta localizar a defesa de Kleber e Hueder.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Thiago foi levado à força até uma clínica clandestina, onde foi dopado com medicamentos controlados, mesmo após informar que era alérgico às substâncias. Após a morte, o corpo foi ocultado às margens da estrada que dá acesso ao Distrito da Guia, em Cuiabá.

Ao g1, a irmã de Thiago, Thais Figueiredo, contou que a família ainda vive o luto pela morte do músico e que reviver o caso depois de 14 anos esperando por respostas é doloroso. Ela foi ouvida de forma remota como testemunha no júri.

“Meu irmão era um rapaz bom, trabalhador, músico e empreendedor. O assassino hoje ocupa um cargo de confiança em um gabinete que cuida da segurança pública do Estado. Isso é vergonhoso”, disse.

Assassinato em clínica de reabilitação

A mãe da vítima, Maria Antônia Festa, disse que o filho morava em Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, e estava de férias quando foi assassinado.

O assassinato ocorreu em uma clínica de reabilitação de propriedade da mãe do policial, para onde a vítima foi levada à força depois de ter sido abordado em uma blitz quando estava acompanhado de um amigo. Mesmo sem autorização da família de Thiago, o policial teria o forçado, sob ameaça com arma, a ir até a clínica de sua propriedade.

Na clínica, Thiago foi dopado contra a vontade com um coquetel de medicamentos controlados, apelidado de “danone”. A vítima teria avisado que era alérgica, mas mesmo assim Kleber e Hueder teriam insistido. Thiago morreu horas depois, trancado no chamado “quarto da disciplina”.

Na época, o corpo do músico foi encontrado às margens de uma rodovia, e, segundo o MP, a cena foi encoberta como se tratasse apenas de um encontro de cadáver, com registro forjado por Kleber.

Demissão

Em dezembro de 2012, quando a denúncia do MP foi recebida pela Justiça, foi determinada a suspensão de Kleber da função de investigador da Polícia Civil, o que foi cumprido um mês depois.

Ele respondeu a processo administrativo e perdeu definitivamente o cargo em abril de 2014. Kleber chegou a ser readmitido no cargo em dezembro daquele ano, mas, após uma denúncia feita à ouvidoria do governo do estado, teve o processo revisto e a demissão mantida em novembro de 2015.

Kleber já foi investigado por um procedimento administrativo disciplinar e denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por sete crimes, entre eles falsidade ideológica, prevaricação (quando um servidor público usa do cargo para cometer crime), e fraude processual.

O Noroeste

Recent Posts

Engavetamento com caminhão da Cavalaria da PM deixa policial ferido em MT | MT

Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…

23 minutos ago

Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT

Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…

27 minutos ago

Jovem de 25 anos morre atropelada por caminhão após acidente na ponte Sérgio Motta

Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…

32 minutos ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

5 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

6 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

6 horas ago