Categories: FeaturedMT MAIS

Ex-prefeito de MT que prometeu carro zero para eleitores de Bolsonaro é condenado por desmatamento ilegal

O ex-prefeito de Tapurah, Carlos Alberto Capeletti, foi condenado por desmatamento ilegal e terá que recuperar a área degradada e indenizar os danos ambientais causados pela destruição de 36 hectares de vegetação nativa sem autorização. A decisão foi publicada nessa segunda-feira (10) e mantida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que rejeitou o recurso do político e consolidou sua responsabilidade sobre o crime ambiental.

A reportagem tenta contato com o ex-prefeito.

Capeletti já havia sido condenado anteriormente por prometer um carro zero quilômetro em troca de votos para o então presidente Jair Bolsonaro, nas eleições de 2022.

Além disso, em dezembro de 2022, ele foi afastado do cargo de prefeito de Tapurah por 60 dias por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão ocorreu no âmbito da investigação sobre os atos antidemocráticos que contestavam o resultado das eleições presidenciais daquele ano.

A decisão do STJ reafirma que Capeletti não conseguiu comprovar a venda do imóvel antes do desmatamento e que, como o proprietário registrado na época, ele permanece responsável pela recomposição da vegetação e pelas penalidades aplicadas.

VIDEO:

O ministro Paulo Sérgio Domingues destacou na decisão que “toda a documentação do imóvel junto aos órgãos ambientais e registrais constavam em nome do ora Apelante, não fazendo qualquer menção ao pretenso adquirente”, reforçando que não há prova da alegada venda antes da infração.

Venda sem registro e responsabilidade ambiental

O caso começou em 2015, quando Capeletti foi autuado pelo Ibama por desmatar uma área de preservação permanente na fazenda Rio Vermelho, em Comodoro, a 644 km de Cuiabá, sem obter a devida licença ambiental.

Em 2017, a Justiça determinou que ele reflorestasse a área degradada, mas desde então o ex-prefeito vinha tentando reverter a condenação com uma série de recursos.

A defesa argumentava que Capeletti não poderia ser responsabilizado porque já não era mais dono da fazenda quando o desmatamento ocorreu. No entanto, ao analisar os documentos, o STJ verificou que “a prova documental somente produzida por ocasião do presente apelo não constitui documento hábil para afastar a presunção de veracidade do Auto de Infração lavrado pelos Agentes Ambientais”, indicando que o ex-prefeito não apresentou provas concretas que afastassem sua culpa.

A decisão do STJ reforça que a responsabilidade ambiental é objetiva, ou seja, o proprietário do imóvel responde pelos danos ambientais independentemente de culpa direta. Como a fazenda permanecia em nome de Capeletti, a Corte manteve a determinação de que ele deve reflorestar a área e arcar com as medidas necessárias para a recuperação do local.

Promessa de carro zero e condenação eleitoral

 

Além da condenação por desmatamento e do afastamento do cargo, Capeletti também foi multado em R$ 100 mil pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após prometer um carro zero km para eleitores que votassem em Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

O Noroeste

Recent Posts

Mato Grosso impulsiona crescimento da safra agrícola e reforça protagonismo no agronegócio nacional

Mato Grosso mantém sua liderança como maior produtor de grãos do Brasil, representando 31,5% da…

3 horas ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

4 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

4 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

4 horas ago

Operação prende oito pessoas e remove 46 veículos em Várzea Grande

Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (12.7), em Várzea Grande, terminou com a…

4 horas ago

Moradores tentam “salvar” carro de ser consumido por fogo dentro de casa em Cuiabá I MT

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência e dois veículos no início da noite…

4 horas ago