A força do agronegócio mato-grossense, sua capacidade de superação e a importância de manter um ambiente de prosperidade para o setor marcaram a abertura oficial da 57ª Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro), realizada na noite desta sexta-feira (11.7), em Cuiabá. O evento, promovido pelo Sindicato Rural, ocorre até o dia 20 de julho, no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, e deve movimentar cerca de R$ 25 milhões, com uma programação que inclui oficinas, leilões, shows, atrações culturais e debates técnicos.
Um dos temas mais abordados na abertura foi a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros impostos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O governador Mauro Mendes afirmou que o Estado tem se preparado para enfrentar os desafios internacionais e que é preciso manter o foco no fortalecimento interno e na abertura de novos mercados.
“Exportamos apenas 15% da nossa carne para os Estados Unidos. O mercado internacional é amplo e apresenta forte demanda, especialmente na Ásia. Mato Grosso tem competência e eficiência reconhecidas, e está em condições de reorganizar rapidamente sua cadeia exportadora”, afirmou.
Mauro Mendes também ressaltou a importância das ações estruturantes promovidas nos últimos anos, especialmente na área sanitária, que contribuíram para abrir novas portas ao agro mato-grossense. Com o certificado de zona livre de febre aftosa sem vacinação, o Estado pode acessar outros mercados que remuneram melhor pela carne certificada como Japão e Coreia do Sul, onde ele visitou recentemente.
Ao se dirigir aos organizadores da feira, o governador enfatizou a relevância do evento para o fortalecimento institucional e econômico do agro estadual.
“A Expoagro é um espaço de celebração, mas, acima de tudo, de reafirmação da importância do nosso agronegócio no cenário nacional e internacional”.
O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, também usou a tribuna para destacar o papel da Expoagro como elo entre o campo e a cidade. Ele exaltou a credibilidade do evento e o envolvimento de toda a cadeia produtiva na sua realização para conectar o campo à cidade.
“A Expoagro é uma vitrine de tudo o que Mato Grosso tem de melhor. É espaço de negócios, de cultura e de valorização do trabalho do produtor rural”.
Em tom emocionado, Celso fez questão de elogiar a atuação do governador Mauro Mendes, com quem tem mantido uma relação institucional de apoio mútuo.
“Em 41 anos que estou em Mato Grosso, nunca vi um governador tão arrojado. O senhor faz obra no Estado inteiro. Quase triplicou a malha viária e ainda tem tempo de ouvir e atender o setor produtivo. Não falo isso por bajulação, mas porque é a verdade. O senhor é diferenciado”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, reforçou a importância da feira para o ambiente de negócios e inovação no Estado. Para ele, a Expoagro é mais do que um evento técnico ou festivo: é um marco da seriedade com que o agro é tratado em Mato Grosso.
“A Expoagro é um lugar de aprendizado, de troca de experiências e de convivência. É fácil ser parceiro dessa organização porque tudo aqui é feito com seriedade e compromisso com o setor produtivo. Essa feira mostra que Mato Grosso é, sim, o coração do agro brasileiro. Aqui se faz negócios, se conhece novas tecnologias e se projeta o futuro”.
Presente na solenidade, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, parabenizou a organização da feira e reconheceu o esforço dos sindicatos rurais em manter o agro em evidência, mesmo diante das dificuldades.
“Sabemos o quanto é difícil organizar uma feira desse porte, especialmente em uma capital como Cuiabá. Cada cidade tem sua dimensão, mas a responsabilidade aqui é sempre maior. E o Sindicato tem conduzido isso de forma exemplar”.
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também marcou presença e reafirmou o apoio da prefeitura ao evento e ao setor produtivo da capital.
“Temos orgulho de apoiar a Expoagro. Temos orgulho de apoiar o produtor rural, a agricultura familiar e todo o setor agroindustrial. Aqui, trabalhamos em parceria com o Sindicato Rural e acreditamos no agro como vetor de desenvolvimento”.
Além das atividades técnicas e comerciais, a Expoagro 2025 também celebra a cultura regional. A programação inclui 13 oficinas, vitrine tecnológica, exposições de animais, rodeio, parque de diversões, feira gastronômica e grandes shows, com destaque para o tradicional lambadão cuiabano.
A 57ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com a Ditado Produções. O evento recebe apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e das federações do setor produtivo: Famato, Fiemt e Fecomércio.
A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…
Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…
Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (12.7), em Várzea Grande, terminou com a…
Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência e dois veículos no início da noite…
A tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, agravada após o anúncio do presidente americano…
O objetivo é criar insumos agrícolas mais eficientes e com menor impacto ambiental Diante do…