Categories: Featured

Exposição Sapatos Vermelhos lembra vítimas do feminicídio


O Senado Federal inaugurou nesta terça-feira (11) a exposição Sapatos Vermelhos, um chamado à memória das milhares de mulheres vítimas de feminicídio no Brasil. A mostra foi trazida a Brasília pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), autora da Lei 14.994/2024, que tornou o feminicídio um crime autônomo, com pena máxima de 40 anos.

Dispostos ao longo do espaço Senado Galeria, os sapatos de cerâmica, produzidos pela Associação Arte de Vênus, de Santana de Parnaíba (SP), convidam os visitantes a refletirem sobre a brutalidade da violência contra as mulheres.

“Quando olho para os sapatos vermelhos, vejo além da beleza do trabalho das artesãs. Enxergo a ausência de mulheres. Mulheres que desapareceram contra a própria vontade, que queriam estar aqui, mas tiveram esse direito arrancado. A ausência dessas mulheres não é apenas um vazio – ela pesa, machuca, nos acompanha”, destacou a senadora Margareth Buzetti durante a abertura da exposição.

A líder da Bancada Feminina no Senado, senadora Leila Barros, ressaltou que, desde 2015, o número de feminicídios aumentou 111% no Brasil, um dado alarmante e inaceitável.

“Além da legislação, precisamos educar as futuras gerações. Isso deveria estar na grade escolar. Precisamos ensinar nossos filhos homens a respeitarem as mulheres e orientar nossas filhas para que saibam onde buscar ajuda, caso precisem”, enfatizou.

Para a procuradora da Mulher no Senado, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), o combate à violência doméstica deveria ser uma prioridade em todo o Senado Federal.

“Até quando a sociedade irá banalizar a morte de mulheres? Quantas ainda terão que morrer para que os Poderes adotem um olhar diferenciado? Aqui no Senado, somos 16 senadoras que divergem em vários pontos, mas não nessa pauta”, afirmou.

A abertura do evento contou também com a presença das senadoras Dra. Eudócia (PL-AL), Augusta Brito (PT-CE) e Daniela Ribeiro (PP-PB), da presidente do TRF-1, desembargadora Gilda Sigmaringa, do secretário-geral da Mesa do Senado, Danilo Aguiar, da presidente da Associação Arte de Vênus, Soraia Vieira, e das artistas responsáveis pelos sapatos de cerâmica expostos.

O Noroeste

Recent Posts

Mato Grosso acelera no Plano ABC+ e amplia uso de tecnologias de baixa emissão de carbono

Mato Grosso vem ganhando ritmo no Plano ABC+ e mostrando que sustentabilidade e produção podem…

8 minutos ago

NA ITÁLIA : A MISSÃO QUE COLOCA MT NO MAPA MUNDIAL DO PARAJIU-JITSU

A trajetória que começou nos tatames de Barra do Garças, ganhou força nos Emirados Árabes…

16 horas ago

Jogador de futebol morre após bater moto contra cavalo em MT

Isaías Koxieru Tapirapé, de 21 anos, estava voltando do trabalho e a caminho de casa…

16 horas ago

Empresário do agronegócio de Sinop MT morre ao se afogar no PA

Vitor Elisio Poltronieri, de 72 anos, morreu nessa sexta-feira (21), após se afogar na Comunidade…

16 horas ago

Garimpeiro morre ao ser atropelado por máquina agrícola durante manobra em MT

Ailton Aparecido Pretelli, de 54 anos, estava trabalhando em um garimpo ilegal, localizado dentro da…

16 horas ago

Polícia Militar prende homem que matou desafeto há cinco anos

Um homem apontado como autor de um homicídio ocorrido em 2020 no município de Cocalinho…

16 horas ago