Categories: Politica MT

Fabio Garcia defende uso das Forças Armadas e diz que Brasil precisa “entrar na guerra” contra o crime

O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia (União), afirmou que o Brasil precisa adotar medidas mais firmes no combate às facções criminosas e defendeu a participação das Forças Armadas no enfrentamento ao crime organizado.

A declaração foi dada ao comentar a operação policial no Rio de Janeiro que terminou com mais de 120 mortos e reacendeu o debate sobre a violência nas ações de segurança pública. Segundo ele, o país não pode mais tratar o tema de forma superficial.

“Eu não sou especialista em segurança pública, mas tenho uma convicção: o Brasil precisa fazer um enfrentamento sério ao crime organizado, porque o crime organizado não para de avançar no nosso país”, disse Garcia nesta quinta-feira (30).

O secretário ressaltou que a gravidade da situação exige resposta conjunta e imediata. “As forças policiais, as forças de segurança e — eu defendo — as Forças Armadas precisam entrar na guerra contra o crime organizado”, afirmou.

Garcia também citou dados que, segundo ele, mostram a dimensão do problema. “Hoje, 26% da população brasileira vive sob influência direta do crime organizado, e 80% dos mais de 40 mil crimes violentos registrados por ano no país têm ligação com essas organizações”, apontou.

Para o secretário, o país vive uma guerra silenciosa que já faz centenas de vítimas todos os dias. “Se você fizer uma média diária do que o crime organizado mata no Brasil, dá mais de 100 pessoas por dia. No Rio de Janeiro, também foram mais de 100 mortes, mas há mais de 100 pessoas sendo mortas todos os dias, e muitas dessas vítimas são inocentes.”

Garcia afirmou ainda que, embora todas as vidas sejam importantes, o Estado deve priorizar a proteção de quem vive dentro da lei. “Toda vida importa. Agora, a vida do cidadão de bem importa muito mais, porque ele não está cometendo crime”, completou.

Segundo o secretário, não há pauta mais urgente no país: “O Brasil, para mim, não tem guerra mais importante hoje para fazer do que combater o crime organizado”.

O Noroeste

Recent Posts

Veja abertura dos portões e correria de fãs para show Guns N’ Roses I MT

Uma multidão vestida de preto tomou conta dos arredores da Arena Pantanal nesta quinta-feira (31)…

53 minutos ago

Após ter voo cancelado, família encara 20 horas de viagem de carro para ver Guns N’ Roses: ‘Foi um presente para nosso filho’

Cassiane percorre mais de 1.500 km de carro para conseguir chegar a tempo. Essa será…

1 hora ago

Inscrição para o ‘Festival Educarte Conectando Talentos’ está disponível até 3 de novembro

Estudantes podem se inscrever em cinco categorias disponíveis e concorrer a premiação de até de…

1 hora ago

Diego vê “competição desleal” contra empresas internacionais

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), na quinta-feira (30), afirmou que o comércio mato-grossense enfrenta…

1 hora ago

Ex-namorado é preso suspeito de matar mulher a facadas por não aceitar fim de relacionamento em MT

Suspeito estava foragido desde o crime, na quarta-feira (29). Antonieta Barroso dos Santos, de 51…

1 hora ago

Homem é preso ao ser flagrado por policiais ‘fazendo gato’ em empresa de reciclagem em MT

Suspeito oferecia serviços de ligação clandestina de energia. A empresa de reciclagem possui histórico de…

1 hora ago