Congresso técnico da Expoagro 2025 renova parceria institucional com UFMT e palestras ocorrerão de 15 a 18 de julho à tarde (das 16h às 19h).
Com novo formato e programação adaptada à rotina do setor produtivo, o Fórum dos Setores Produtivos da Expoagro 2025 terá como tema central neste ano “Agro e Clima: Adaptação e Mitigação para uma Produção Sustentável”. O evento será realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e ocorrerá entre os dias 15 e 18 de julho, sempre no período da tarde, das 16h às 19h.
A curadoria das 14 palestras está sendo feita em parceria com a UFMT, por meio do projeto Conect Zoo Agro, que integra os cursos de Zootecnia e Agronomia da universidade.
De acordo com o coordenador do projeto, professor João da Costa Junior, a mudança de formato atende a um pedido das empresas expositoras da Expoagro. “O novo horário facilita a presença dos profissionais envolvidos na feira, que agora poderão participar sem comprometer a rotina de trabalho durante o evento”, explicou.
João, professor de Zootecnia de Precisão da UFMT, com pós-doutorado na Embrapa Gado de Corte e Embrapa Cenargen, explica que a escolha do tema é uma resposta direta às discussões globais sobre sustentabilidade, especialmente diante da proximidade da COP30, que será realizada este ano em Belém (PA). “Queremos que o Fórum dialogue com o que está em pauta mundialmente, especialmente no que diz respeito à mitigação de gases de efeito estufa e à produção sustentável”, reforçou.
O evento tem, também, uma abordagem prática de orientação ao produtor rural, levando informações sobre acesso a recursos financeiros. Um exemplo é a palestra “Como Montar um Plano Lucrativo para Sua Propriedade Rural”.
Além disso, o Fórum dos Setores Produtivos terá espaço para apresentação de banners acadêmicos, cases de sucesso na produção de hortifrutigranjeiros e mesas redondas com autoridades e especialistas abordando o impacto da política e da economia sobre a produção rural. Esse será o tema da palestra do jornalista Augusto Nunes, no dia 16 de julho (quarta).
O objetivo final, segundo João Costa Junior, é que os participantes saiam do Fórum com respostas para a adoção de práticas mais sustentáveis, alinhadas às exigências ambientais e comerciais atuais.



/s2-g1.glbimg.com/Wq_D_mDGDH43R5PY5D2mOZuLrow%3D/600x0/filters%3Aquality%2850%29/https%3A//i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/4/9/IgHSsmSLKJmA8jDldA2g/150x150-colorido-.png)

