MT MAIS

Mato Grosso tem semana gelada e mínimas pode chegar a 12ºC em MT I MT

Mato Grosso amanheceu nesta segunda-feira (30) com queda brusca nas temperaturas e alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Defesa Civil.

Os órgãos destacam risco à saúde em razão da chamada “onda de frio” que atinge o estado ao longo da semana, as mínimas podem chegar a 10°C na região sul. 

A Defesa Civil chegou a enviar SMS com o alerta: “MT Alerta de Onda de Frio – Friagem para MATO GROSSO. Declínio de temperatura, risco à saúde. Em caso de emergência, ligue: 193 ou 199.”

Segundo o Inmet, as regiões mais afetadas pelo frio são o Centro-Sul, Sudeste, Sudoeste, Norte e Nordeste mato-grossense. Em todas essas áreas, a temperatura deve cair de forma significativa, com ventos frios e baixa umidade.

Em Cuiabá, a semana começou com máxima de 28°C e mínima de 17°C, sob céu nublado e pancadas isoladas de garoa. Já nesta terça-feira (1), a mínima deve cair para 14°C, com máxima de 25°C. A previsão aponta que as temperaturas voltam a subir apenas na quinta-feira (3), quando a máxima chega a 33°C.

Em Várzea Grande, as mínimas podem chegar a 13°C durante a semana, com máxima de apenas 22°C nesta segunda. Assim como na capital, o tempo só volta a esquentar na quinta-feira.

Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), nesta terça-feira, os termômetros variam entre 10°C e 29°C. O frio persiste até quinta-feira (4), quando a mínima sobe para 13°C.

Sinop (500 km da capital) e Sorriso (420 km da capital) também sentem os efeitos da friagem. Em Sinop, a mínima chega a 16°C e a umidade relativa do ar despenca para 20%, exigindo atenção redobrada à hidratação e saúde respiratória. Em Sorriso, os termômetros devem marcar 14°C nesta segunda-feira, com máximas de até 33°C nos próximos dias.

Em Rondonópolis (212 km de Cuiabá) registra um dos menores índices de temperatura: mínima de 11°C nesta segunda e previsão de 10°C na terça-feira (2). A máxima não passa dos 26°C até quinta, subindo apenas no fim da semana.

O Inmet recomenda cuidados com a saúde, especialmente com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. A friagem deve durar até quinta-feira (3), quando as temperaturas voltam a subir gradualmente em todo o estado.

O Noroeste

Recent Posts

Tribunal de Contas lidera pacto nacional por avanços da saúde digital no SUS

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) consolidou seu papel de vanguarda no debate…

11 horas ago

Vice-governador e prefeito planejam obras de infraestrutura em Cuiabá I MT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu nesta segunda-feira (30) a visita institucional do governador…

11 horas ago

Wilson Santos propõe recursos para desapropriação de áreas e construção de moradias para famílias do Contorno Leste

Mais de 800 moradores da região do Contorno Leste, ocupada há cerca de três anos…

11 horas ago

Senador Wellington Fagundes critica aumento de deputados federais I MT

O senador Wellington Fagundes (PL), em entrevista à imprensa, classificou que o aumento de deputados…

11 horas ago

Cuiabá emite alerta para sarampo após Bolívia declarar emergência | Mato Grosso

A movimentação de pessoas na fronteira entre Bolívia e Mato Grosso tem sido motivo de…

11 horas ago

VÍDEO: mãe tem parto prematuro e troca carro de aplicativo por ambulância em MT | MT

Mariane Soares, de 27 anos, deu à luz a Samuel logo nos primeiros minutos do…

11 horas ago