Mato Grosso amanheceu nesta segunda-feira (30) com queda brusca nas temperaturas e alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Defesa Civil.
Os órgãos destacam risco à saúde em razão da chamada “onda de frio” que atinge o estado ao longo da semana, as mínimas podem chegar a 10°C na região sul.
A Defesa Civil chegou a enviar SMS com o alerta: “MT Alerta de Onda de Frio – Friagem para MATO GROSSO. Declínio de temperatura, risco à saúde. Em caso de emergência, ligue: 193 ou 199.”
Segundo o Inmet, as regiões mais afetadas pelo frio são o Centro-Sul, Sudeste, Sudoeste, Norte e Nordeste mato-grossense. Em todas essas áreas, a temperatura deve cair de forma significativa, com ventos frios e baixa umidade.
Em Cuiabá, a semana começou com máxima de 28°C e mínima de 17°C, sob céu nublado e pancadas isoladas de garoa. Já nesta terça-feira (1), a mínima deve cair para 14°C, com máxima de 25°C. A previsão aponta que as temperaturas voltam a subir apenas na quinta-feira (3), quando a máxima chega a 33°C.
Em Várzea Grande, as mínimas podem chegar a 13°C durante a semana, com máxima de apenas 22°C nesta segunda. Assim como na capital, o tempo só volta a esquentar na quinta-feira.
Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), nesta terça-feira, os termômetros variam entre 10°C e 29°C. O frio persiste até quinta-feira (4), quando a mínima sobe para 13°C.
Sinop (500 km da capital) e Sorriso (420 km da capital) também sentem os efeitos da friagem. Em Sinop, a mínima chega a 16°C e a umidade relativa do ar despenca para 20%, exigindo atenção redobrada à hidratação e saúde respiratória. Em Sorriso, os termômetros devem marcar 14°C nesta segunda-feira, com máximas de até 33°C nos próximos dias.
Em Rondonópolis (212 km de Cuiabá) registra um dos menores índices de temperatura: mínima de 11°C nesta segunda e previsão de 10°C na terça-feira (2). A máxima não passa dos 26°C até quinta, subindo apenas no fim da semana.
O Inmet recomenda cuidados com a saúde, especialmente com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. A friagem deve durar até quinta-feira (3), quando as temperaturas voltam a subir gradualmente em todo o estado.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) consolidou seu papel de vanguarda no debate…
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu nesta segunda-feira (30) a visita institucional do governador…
Mais de 800 moradores da região do Contorno Leste, ocupada há cerca de três anos…
O senador Wellington Fagundes (PL), em entrevista à imprensa, classificou que o aumento de deputados…
A movimentação de pessoas na fronteira entre Bolívia e Mato Grosso tem sido motivo de…
Mariane Soares, de 27 anos, deu à luz a Samuel logo nos primeiros minutos do…