Categories: Agro.MT

GDM lança a marca ‘Supra’ de sementes, após aquisição de ativos da KWS

A GDM, empresa do setor de sementes de soja e trigo, acaba de fortalecer sua participação no mercado de sementes de milho safrinha e de sorgo, com a marca Supra. O negócio foi viabilizado, de acordo com o líder de negócios de milho da GDM, Marcelo Salles, após a aquisição dos ativos da KWS na América do Sul, grande produtora de sementes de milho, que sozinha, já detinha 10% do mercado do insumo no continente sul-americano.

A aquisição do negócio de milho e sorgo da KWS pela GDM foi aprovada em agosto pelo Conselho de Defesa da Atividade Econômica (Cade), continua Salles. Ele comenta, ainda, que a operação permitirá à GDM “antecipar em pelo menos dez anos” sua estratégia de ingressar para valer no mercado de sementes de milho. “Até então, tínhamos alguma comercialização do insumo, com a marca própria Dom Mario, mas era algo inicial.”

Com a produção e comercialização de vento em popa, em cinco anos a GDM espera, no caso do milho, “estar entre as três grandes do setor no continente, hoje dominado por Bayer e Corteva”.

Atualmente, conta Salles, 45% da soja plantada no mundo tem a genética GDM. Para tanto, planeja investir pelo menos R$ 1 bilhão em pesquisa, desenvolvimento e inovação nos próximos cinco anos.

A venda de sementes de milho safrinha e sorgo deve incrementar em pelo menos 30% o faturamento total da GDM na América do Sul, comenta Salles, sem abrir, porém, os números. “A soja, hoje, representa 75% do faturamento do grupo. A ideia é que em cinco anos o milho seja responsável por 40% do faturamento total.”

Salles comenta que as estações de pesquisa que a GDM já tem no Brasil – em Passo Fundo (RS), Ponta Grossa e Cambé (PR), Lucas do Rio Verde (MT) e Uberlândia (MG) – passarão a abrigar campos de testes e desenvolvimento de variedades de milho safrinha.

Com estreia de vendas de sementes de milho já no plantio da safrinha 2024/25 sob a marca Supra, a GDM está otimista, diz o executivo. “Mesmo com o possível atraso no plantio da safrinha em decorrência do atraso na colheita de soja, a perspectiva é de aumento de área da safra de inverno”, diz Salles. “E a produtividade para o milho safrinha deve ser boa; o Paraná, por exemplo, que é grande produtor, conseguiu plantar a safrinha numa ótima janela.”

O executivo faz questão de observar que as variedades da KWS já conhecidas dos produtores, como K7510 VIP3 e o K9606 VIP 3, serão mantidas no portfólio, “destacando que o K9606 é um dos híbridos mais plantados na safrinha brasileira e que possui alta adaptabilidade e estabilidade”, reforça.

Além do milho, outro negócio recentemente firmado pela GDM é a entrada no mercado de sementes de trigo, com a aquisição, em 2024, da Biotrigo, marca de genética de trigo. “Com o salto no milho, agora, fechamos todo o ciclo produtivo das culturas anuais, vendendo sementes de soja, milho safrinha, trigo e sorgo”, finaliza o executivo.

O Noroeste

Recent Posts

Engavetamento com caminhão da Cavalaria da PM deixa policial ferido em MT | MT

Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…

37 minutos ago

Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT

Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…

41 minutos ago

Jovem de 25 anos morre atropelada por caminhão após acidente na ponte Sérgio Motta

Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…

46 minutos ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

5 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

6 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

6 horas ago