A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) promoveu, na noite de quinta-feira (27.3), o lançamento da Expoind Mato Grosso – Feira de Negócios da Indústria. O evento, que celebra os 50 anos da indústria no estado, conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
A feira, de caráter multissetorial, reunirá empresários, fornecedores nacionais e internacionais, compradores e lideranças, com o objetivo de promover inovação e aumentar a competitividade da indústria local.
A Expoind ocorrerá de 4 a 6 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A programação incluirá rodadas de negócios, exposição de soluções inovadoras, painéis setoriais, palestras magnas, espaço para startups e um encontro internacional de negócios. O intuito é conectar fornecedores nacionais e internacionais às necessidades da indústria mato-grossense, fortalecer polos produtivos e estimular o desenvolvimento econômico regional.
Em colaboração com a Apex-Brasil, o Encontro Internacional de Negócios terá a participação de cinco câmaras de comércio estrangeiras, que terão estandes dedicados para dialogar com empresários locais, apresentar oportunidades de investimento e abrir portas para novos mercados.
As rodadas de negócios contarão com a presença de 10 indústrias compradoras e 50 fornecedoras, com reuniões presenciais de 20 minutos em cabines individuais. A participação será aberta a empresas não expositoras, mediante inscrição, expandindo o alcance comercial da feira para além dos estandes.
“Estamos em um novo ciclo de desenvolvimento, e a indústria passa a ser a força de Mato Grosso porque estamos cada vez mais agregando valor. Contamos com mais de 16 mil indústrias no estado, 190 mil funcionários, é um momento importante para fazermos a primeira feira da indústria. A gente sempre tem feira do agro, e acho importante mostrar realmente a força da indústria de Mato Grosso”, declarou o presidente da Fiemt, Sílvio Rangel.
O secretário adjunto de Indústria, Comércio e Incentivos Estratégicos da Sedec, Anderson Lombardi, destacou os avanços do setor e a importância do papel do Estado no fortalecimento da cadeia produtiva.
“Hoje temos 37 sindicatos industriais representando os mais diversos setores em todas as regiões do estado. Mato Grosso teve um crescimento de 39% no número de indústrias, 19% no número de empregados e esse avanço ajudou a triplicar o PIB de Mato Grosso. Isso se reflete na arrecadação e nos investimentos do Estado. Em 2019, tínhamos 6.500 quilômetros de asfalto. De 2019 para cá, já fizemos outros 6.500 quilômetros construídos, fruto direto da arrecadação que a indústria ajuda a colocar no caixa do Estado”, afirmou.
Lombardi também enfatizou a inovação da feira e o compromisso do governo com sua realização.
“Participamos todos os anos de feiras do agro, do comércio, do turismo, mas nunca houve a ousadia de fazer uma feira da indústria. Agora é a hora. A Expoind é a primeira e, com certeza, será a primeira de muitas. O Governo do Estado é parceiro dessa iniciativa e estará presente em todas as edições que vierem pela frente”, concluiu.