Categories: Politica MT

Governo recorre de decisões que autorizaram reabertura de mercadinhos em presídios de MT

O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia, afirmou nesta terça-feira (18) que o governo estadual recorreu contra todas as decisões judiciais de primeira instância que permitiram a reabertura de mercadinhos dentro de unidades prisionais.

Os estabelecimentos foram proibidos por meio de um projeto de lei de autoria do Executivo, aprovado pela Assembleia Legislativa. No entanto, juízes das comarcas de Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Colniza e Cáceres determinaram a retomada do funcionamento dos mercadinhos, após ações movidas pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público.

O governador Mauro Mendes (União) defende a proibição dos mercadinhos pois, segundo ele, o Estado fornece alimentação e insumos suficientes para garantir as necessidades básicas dos detentos. Ele também cita que o comércio nos presídios fortalece o crime organizado, já que facções historicamente controlam o negócio.

Uma investigação do Gaeco, do Ministério Público Estadual (MPE), apontou que o mercadinho da Penitenciária Central do Estado era usado para lavar dinheiro de uma facção criminosa. Em quatro anos, a associação que gerenciava o mercadinho movimentou R$ 13 milhões.

De acordo com Garcia, o governo mantém sua posição contrária à existência desses comércios dentro dos presídios e aguarda a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“O governo recorreu de todas as decisões de primeira instância. Vamos aguardar o posicionamento do Tribunal de Justiça. Hoje, nossa posição continua sendo a mesma apresentada no projeto de lei e no veto do governador: somos contra os mercadinhos no sistema prisional do estado”, declarou o secretário.

A palavra final sobre o funcionamento desses estabelecimentos caberá ao TJMT.

O Noroeste

Recent Posts

Preço dos ovos cai em outubro e atinge menor nível do ano, aponta Cepea

O crescente número de grandes eventos musicais tem impulsionado uma atividade frequentemente à margem da…

2 horas ago

Veja abertura dos portões e correria de fãs para show Guns N’ Roses I MT

Uma multidão vestida de preto tomou conta dos arredores da Arena Pantanal nesta quinta-feira (31)…

5 horas ago

Após ter voo cancelado, família encara 20 horas de viagem de carro para ver Guns N’ Roses: ‘Foi um presente para nosso filho’

Cassiane percorre mais de 1.500 km de carro para conseguir chegar a tempo. Essa será…

5 horas ago

Inscrição para o ‘Festival Educarte Conectando Talentos’ está disponível até 3 de novembro

Estudantes podem se inscrever em cinco categorias disponíveis e concorrer a premiação de até de…

5 horas ago

Diego vê “competição desleal” contra empresas internacionais

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), na quinta-feira (30), afirmou que o comércio mato-grossense enfrenta…

5 horas ago

Ex-namorado é preso suspeito de matar mulher a facadas por não aceitar fim de relacionamento em MT

Suspeito estava foragido desde o crime, na quarta-feira (29). Antonieta Barroso dos Santos, de 51…

5 horas ago