Categories: Politica MT

“Inflação derruba chefes em todo o Mundo”, afirma ministro Carlos Fávaro


Conteúdo/ODOC – O Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está atento à alta inflacionária dos alimentos e buscará alternativas junto ao setor produtivo para conter os preços nas prateleiras. Porém, segundo o ministro, uma decisão deve ser tomada somente após o Carnaval.

Fávaro reconheceu que a inflação de alimentos é um fenômeno global, que tem impactado países ao redor do mundo e afetado a popularidade de chefes de Estado. “É importante dizer que a inflação de alimentos é inflação global. Está acontecendo no mundo todo, e derruba a popularidade de governos em vários países. O Brasil se tornou o grande supermercado do mundo”, disse ele em entrevista ao programa Bom Dia Cidade, da Rádio 104 FM de Rondonópolis.

O ministro também destacou a importância do Plano Safra, que foi temporariamente suspenso e posteriormente retomado, para apoiar os produtores no aumento da produção. No entanto, ele reconhece que outros fatores também estão contribuindo para a situação econômica do país, como a alta carga tributária e o aumento das taxas de juros.

Em relação ao cenário econômico atual, Fávaro afirmou que o governo está avaliando a possibilidade de aumentar a taxa de exportação de produtos como carne bovina, ovos, açúcar e café, como uma medida para reduzir os preços no mercado interno. Contudo, ele deixou claro que, caso essa medida seja adotada, colocará seu cargo à disposição.

O ministro defendeu ainda uma relação mais estreita entre o Governo e os produtores, acreditando que isso seria fundamental para reverter a situação econômica e a atual queda na popularidade do presidente. “Tenho certeza que se o Governo investir na agropecuária e estiver ao lado desses produtores, conseguiremos reverter a situação”, afirmou.

Fávaro também ressaltou os investimentos realizados pelo Governo Federal, especialmente por meio do Plano Safra, e minimizou as críticas direcionadas ao Congresso Nacional, que ainda não aprovou o orçamento de 2025. Atualmente, o Governo Federal segue operando com 1/12 do orçamento de 2024, devido à demora na aprovação do orçamento do ano seguinte.

Para lidar com a crise fiscal, o governo federal editou uma Medida Provisória que concede R$ 4 bilhões em financiamento para apoiar o setor até a aprovação do orçamento de 2025 pelo Congresso.

“Até que o Congresso vote o novo orçamento, a Medida Provisória tem efeito. Ela não extrapola o arcabouço fiscal, nem o teto de gastos. Quando o orçamento for aprovado, a medida perderá efeito e tudo voltará à normalidade”, finalizou Fávaro.

O Noroeste

Recent Posts

Engavetamento com caminhão da Cavalaria da PM deixa policial ferido em MT | MT

Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…

5 horas ago

Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT

Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…

5 horas ago

Jovem de 25 anos morre atropelada por caminhão após acidente na ponte Sérgio Motta

Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…

5 horas ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

9 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

10 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

10 horas ago