Continuam abertas as inscrições para a VI Mostra Científica STEAM, promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT). O prazo segue até o dia 14 de setembro, e cada equipe pode ser formada por até quatro estudantes e um professor orientador. As inscrições devem ser realizadas por meio do link disponível no site da Seduc.
A Mostra acontece em duas fases: a regional, em que cada Diretoria Regional de Educação (DRE) selecionará dois projetos por categoria — C1 (Ensino Fundamental – Anos Finais) e C2 (Ensino Médio) —, e a estadual, prevista para novembro, que contará com avaliação de uma banca de forma virtual.
Para os vencedores, a premiação inclui notebooks para a equipe campeã, tablets para os segundos colocados e headphones para os terceiros. Mais do que os prêmios, porém, o evento busca valorizar o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de competências ligadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressalta que a experimentação científica é uma das formas mais eficazes de despertar o interesse dos jovens pelos estudos. “Quando o estudante manipula, testa e descobre na prática, ele desenvolve habilidades que dificilmente seriam alcançadas apenas pela teoria”.
Além disso, Alan também destaca que projetos como a Mostra STEAM aproximam a escola das necessidades do mundo real, preparando os estudantes para enfrentar desafios complexos com criatividade e senso crítico.
“O incentivo à investigação científica ainda na educação básica é um passo fundamental para formar cidadãos mais questionadores, inovadores e conscientes do seu papel social”, avalia o secretário de Educação, Alan Porto. Segundo ele, a mostra reafirma o compromisso com uma educação pública conectada às competências do século XXI.
Metodologia STEAM
O termo STEAM é a sigla em inglês para Science, Technology, Engineering, Art and Math (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Essa metodologia ativa coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem, por meio da realização de projetos práticos e interdisciplinares.
A proposta é estimular a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração, reforçando a ideia de que o conhecimento é construído com base na experimentação e na resolução de problemas.
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