Categories: EconomiaMT

Inscritos em dívida ativa de MT podem conseguir mais de 40% de desconto em mutirão


Contribuintes inscritos na dívida ativa do Estado de Mato Grosso podem encerrar ações judiciais de execução fiscal, obter descontos de mais de 40% no pagamento do débito e resolver suas pendências fiscais na Semana Nacional de Regularização Tributária, que começa nesta segunda-feira (17). 

A Semana Nacional de Regularização Tributária é resultado de um termo de cooperação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) com a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Núcleo de Cooperação Judiciária e da Procuradoria do Município de Cuiabá.

O objetivo da ação é reduzir o volume de processos no Poder Judiciário e incentivar um acordo consensual entre as partes para o pagamento de débitos de impostos, taxas ou multas aplicadas por órgãos do Estado.

Podem pleitear o acordo contribuintes cujos débitos foram originados até 31 de dezembro de 2020. O prazo para solicitar a regularização termina na sexta-feira (21), com o fim da Semana Nacional de Regularização Tributária. Serão oferecidos descontos sobre os valores para os contribuintes que busquem regularizar suas pendências.

Para os débitos relacionados ao pagamento de tributos, chamado de obrigação principal, o desconto sobre juros e multas chega a 40% para pagamentos à vista. O mesmo percentual é aplicado para os casos em que o débito decorre pela ausência de documentação relativa ao pagamento do imposto, denominada obrigação acessória. Terão descontos superiores a 40% os fatos que geraram a dívida ativa até o ano de 2018.

Segundo o subprocurador-geral da Área Fiscal, Jenz Prochnow Júnior, a Semana Nacional de Regularização Tributária oferece uma oportunidade para os contribuintes regularizarem suas pendências fiscais de forma mais simples e vantajosa.

“Essa é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça aos tribunais de justiça, para que busquem promover a negociação e encontrar um acordo entre as partes, visando pôr fim a litígios judiciais”, destacou.

Como aderir ao programa de regularização

O primeiro passo do contribuinte é verificar se possui débitos inscritos na dívida ativa do Estado por meio de qualquer unidade do Ganha Tempo, ou pelos seguintes canais de atendimento:
– Email: negociacaofiscal@pge.mt.gov.br
– WhatsApp: (65) 99243-6157
– Atendimento presencial: Sede da PGE/MT, localizada na Av. República do Líbano, 2258 – Despraiado, Cuiabá – MT, 78048-196.

Caso possua débito tributário ou não com o Estado, originário até 31 de dezembro de 2020, o contribuinte deve entrar em contato com a PGE pelo e-mail transaçãotributaria@pge.mt.gov.br.

No e-mail, o contribuinte deve anexar os seguintes documentos: (1) qualificação completa com nome, CPF ou CNPJ, e endereço; (2) identificação dos créditos que deseja incluir na transação; (3) número de processo judicial (se houver); (4) comprovante de depósito judicial vinculado (se necessário); e (5) petição de renúncia a eventuais ações judiciais, conforme o artigo 487 do Código de Processo Civil.

Após o envio da solicitação, se sua adesão for aprovada, será gerado um Número Único de Protocolo (NUP), que será enviado por e-mail. Com esse NUP, você poderá acompanhar o processo e, caso a adesão seja deferida, as guias de pagamento serão enviadas por e-mail para quitação dos débitos.

O Noroeste

Recent Posts

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

10 minutos ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

10 minutos ago

Operação prende oito pessoas e remove 46 veículos em Várzea Grande

Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (12.7), em Várzea Grande, terminou com a…

11 minutos ago

Moradores tentam “salvar” carro de ser consumido por fogo dentro de casa em Cuiabá I MT

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência e dois veículos no início da noite…

13 minutos ago

Senador Wellington Fagundes propõe fim de recesso parlamentar para discutir taxação de Trump

A tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, agravada após o anúncio do presidente americano…

2 horas ago

UFMT aposta em parcerias para impulsionar nanotecnologia no campo

O objetivo é criar insumos agrícolas mais eficientes e com menor impacto ambiental Diante do…

3 horas ago