A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza, nesta segunda-feira (24), uma homenagem às Irmãs Salesianas pelos 130 anos de atuação no estado. O evento gratuito será realizado no Plenário Renê Barbour, em Cuiabá, e reconhece a importância histórica, social e religiosa da missão salesiana em Mato Grosso.
Durante o evento, também será lançado o livro “Paróquia São Gonçalo: Berço da Ação Missionária em Cuiabá, Mato Grosso”, escrito pelo padre Tiago Figueiró. A obra retrata a trajetória das Irmãs Salesianas desde sua chegada ao estado, em 1895.
As religiosas tiveram papel fundamental na educação e na saúde em Mato Grosso, contribuindo para a formação de diversas gerações e atuando em missões junto a povos indígenas. Elas também foram essenciais na fundação e manutenção de instituições de saúde, com destaque para os 70 anos de atuação na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, hospital criado ainda no período colonial.
Para a irmã Maria Ignez, a data representa mais de um século de dedicação, amor, consagração, serviço, missão.
“Ao longo dos anos, as nossas Irmãs tem sido pilares de apoio às crianças, adolescentes, jovens, às famílias na educação e espiritualidade, formando gerações, sendo presença que gera vida, deixando um legado que merece ser celebrado”, contou.
No evento, será realizada uma Moção de Aplausos às Irmãs Salesianas e, após algumas apresentações culturais, haverá uma noite de autógrafos em agradecimento pela publicação do livro. Confira toda a programação abaixo:
Segundo a Rede Salesiana, a atividade missionária era considerada uma tarefa considerada como perigosa e com riscos de vida. Apesar das dificuldades, as Irmãs sempre estiveram ao lado dos salesianos na tarefa de catequese dos indígenas, a partir da primeira experiência missionária na Colônia Teresa Cristina, em Mato Grosso, de 1895 a 1898.
A partir de 1901, estiveram presentes em três Colônias indígenas do leste do Mato Grosso e colaboraram no cuidado da alimentação, vestuário e saúde dos Salesianos e, ao mesmo tempo, educação e catequese das mulheres e das crianças indígenas.
Em Mato Grosso, além da atuação nas missões, as Irmãs desenvolveram atividades em estabelecimentos educativos, obras assistenciais e colaboração com a organização doméstica das comunidades salesianas.
Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…
Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…
Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…
Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…
A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…
Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…