Categories: Politica MT

Jayme diz que Mendes não fala qual é o candidato a governo em nome do União Brasil


Ampliar o apoio do Estado aos prefeitos é essencial para que os municípios tenham uma maior flexibilidade administrativa e possam alcançar concretamente suas metas estruturais e em prol da população – disse o governador Mauro Mendes em coletiva à imprensa após se reunir com os prefeitos de MT.

Mauro também citou que estabelecer parcerias entre governo estadual e municípios representa fator imperioso de desenvolvimento.

“Tanto estamos cientes disso que transferimos um volume inédito de recursos aos municípios. As verbas foram aplicadas em setores distintos. É um dos focos do nosso trabalho de gestor assistir ininterruptamente os prefeitos mato-grossenses”. 

Em 2024, informou, o governo estadual repassou R$ 1,50 bilhão para que as prefeituras pudessem deslanchar mais projetos sociais e estruturais.

Segundo o governador, a partir de iniciativas similares [de constituir parcerias institucionais], a população é diretamente atendida, posto que a estruturação dos serviços públicos incide em maior qualidade de vida aos cidadãos, além de consolidar avanços significativos aos municípios e respectivas sedes. 

“Pena que nem todos os gestores do país pensem identicamente ao governo mato-grossense. Acaso tivessem esse perfil de estabelecer parceria incondicional, sem impasses de ordem partidária, a tendência natural seria de sobrepujar gradualmente eventuais barreiras”.

O ideal – observa o governador – é que essa corrente progressista aconteça não apenas de forma ocasional.

“Isso porque os problemas gerais de um município e das cidades que representam exigem ações resolutivas o tempo todo. Qual lugar não enfrenta problemas na malha viária, educacionais, de saúde e saneamento básico? É uma regra geral a apresentação dessas demandas a qualquer gestor. Daí a importância de que estejam municiados de recursos públicos para debelar os entraves da administração”.

Mauro parabenizou os prefeitos mato-grossenses pelo heroísmo que enfrentam dia a dia. Lembrou os tempos de sua administração na capital, quando também precisou de estabelecer parcerias para que sua gestão fosse eficaz.

“Portanto, mais do que uma obrigação constitucional, é um dever cívico estender a mão aos prefeitos que necessitam desse suporte auxiliar do governo estadual. Neste mês, repassaremos aos municípios os valores decorrentes das novas regras do Fundo Estadual de Transportes e Habitação (FETHAB). Todas as perdas que os municípios sofreram no FETHAB foram corrigidas e serão encaminhadas aos cofres municipais”. 

JCQ/Com informações SECOM/MT

O Noroeste

Recent Posts

Mato Grosso impulsiona crescimento da safra agrícola e reforça protagonismo no agronegócio nacional

Mato Grosso mantém sua liderança como maior produtor de grãos do Brasil, representando 31,5% da…

29 minutos ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

1 hora ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

2 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

2 horas ago

Operação prende oito pessoas e remove 46 veículos em Várzea Grande

Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (12.7), em Várzea Grande, terminou com a…

2 horas ago

Moradores tentam “salvar” carro de ser consumido por fogo dentro de casa em Cuiabá I MT

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência e dois veículos no início da noite…

2 horas ago