Categories: Politica MT

Justiça desbloqueia carro apreendido em operação contra ex-vereador de Cuiabá por elo com facção


Conteúdo/ODOC – O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, determinou o desbloqueio de um veículo Toyota Yaris apreendido no âmbito da Operação Pubblicare contra o ex-vereador Paulo Henrique de Figueiredo (MDB). A decisão foi publicada nesta quinta-feira (13).

Paulo Henrique é acusado de beneficiar membros do Comando Vermelho com concessão de licenças para a realização de shows em casas noturnas da Capital, recebendo, em contrapartida, benefícios financeiros. Ele foi preso durante a operação, deflagrada em setembro do ano passado, e agora é monitorado por tornozeleira eletrônica.

O magistrado acolheu um recurso proposto pela defesa de Maria Edinalva Ambrosia Vieira, tia da esposa do ex-parlamentar, que comprovou ter adquirido o veículo regularmente.

O veículo de Maria Edinalva foi apreendido, uma vez que, de acordo com a investigação, o nome dela  teria sido utilizado pelo ex-vereador para ocultar patrimônio ilícito.

Na decisão, porém, o juiz destacou que Maria Edinalva não foi denunciada na operação e não consta como investigada em nenhum inquérito complementar.

“Dessa forma, a despeito dos pertinentes argumentos apresentados pelo Ministério Público, tenho como demasiadamente temerária a manutenção de medidas cautelares patrimoniais em desfavor da Requerente, sobretudo à míngua de indícios veementes de origem ilícita dos bens constritos”, escreveu o magistrado.

Operação Pubblicare

A Pubblicare é um desmembramento da Operação Ragnatela, deflagrada em junho de 2024, que desarticulou um grupo criminoso que teria adquirido uma casa noturna em Cuiabá pelo valor de R$ 800 mil.

A compra foi paga em espécie, com o lucro obtido com atividades ilícitas. A partir de então, os suspeitos passaram a realizar shows de MCs nacionalmente conhecidos, custeados pela facção criminosa e promoters.

Durante as investigações  foi identificado que os criminosos contavam com o apoio de agentes públicos responsáveis pela fiscalização e concessão de licenças para a realização dos shows, sem a documentação necessária.

Foi identificado que Paulo Henrique atuava em benefício do grupo na interlocução com os agentes públicos e recebendo, em contrapartida, benefícios financeiros.

O Noroeste

Recent Posts

Mato Grosso impulsiona crescimento da safra agrícola e reforça protagonismo no agronegócio nacional

Mato Grosso mantém sua liderança como maior produtor de grãos do Brasil, representando 31,5% da…

2 horas ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

3 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

4 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

4 horas ago

Operação prende oito pessoas e remove 46 veículos em Várzea Grande

Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (12.7), em Várzea Grande, terminou com a…

4 horas ago

Moradores tentam “salvar” carro de ser consumido por fogo dentro de casa em Cuiabá I MT

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência e dois veículos no início da noite…

4 horas ago