🌘Moradores de Mato Grosso puderam acompanhar o primeiro eclipse total da Lua de 2025, durante a madrugada desta sexta-feira (14).
O evento atingiu a totalidade às 3h58 (horário de Brasília), quando a sombra da Terra cobriu completamente a Lua, que ficou avermelhada devido à ausência de luz solar direta. Por isso, o evento também é conhecido como “Lua de Sangue“.
Em Cuiabá, a estudante Jhenifer Nascimento, de 29 anos, registrou o fenômeno raro no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Ela estava acompanhada do professor de física da universidade, Pablo Munayco Solorzano. As fotos foram feitas com uso de um telescópio e uma câmera específica para astrofotografia.
🌑 O que é um eclipse lunar total? É o momento em que o Sol, a Terra e Lua estarão alinhados e a Lua passará na sombra da Terra. Ao longo da noite, a Lua sumirá com a sombra da Terra passando na frente.
🌖 Por que é chamada de Lua de Sangue? Quando a sombra da Terra cobrir completamente a Lua, ela ficará avermelhada devido à ausência de luz solar direta.
A tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, agravada após o anúncio do presidente americano…
O objetivo é criar insumos agrícolas mais eficientes e com menor impacto ambiental Diante do…
A criação de um polo universitário no município visa ampliar o acesso ao ensino superior…
Integrantes receberam moção de aplausos e prestigiaram a palestra Comunicação e Saúde Mental, com a…
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) participou, nesta sexta-feira (11), da inauguração de uma nova…
Nesta quinta-feira,10 de julho, foi o “Dia da Saúde Ocular”, uma data importante para refletirmos…