Categories: Featured

Mais de 50% dos casos de demência no Brasil são evitáveis; confira como prevenir


Mais de 50% dos casos de demência podem ser evitados com mudanças no estilo de vida. Essa é a principal conclusão de um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e publicado na renomada revista The Lancet Global Health, que analisou 12 fatores de risco modificáveis.

Estes fatores de risco modificáveis são condições que podem ser alteradas com mudança do estilo de vida e atendimento médico regular. Ou seja, podem ser prevenidos.

São eles: tabagismo, diabetes, hipertensão, inatividade física, baixa educação, perda auditiva, obesidade, depressão, isolamento social, consumo excessivo de álcool, poluição do ar e lesão cerebral traumática.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente 55 milhões de pessoas têm demência ao redor do mundo e mais de 60% dos casos se concentram em países em desenvolvimento. O tema é tão importante que em 2014 foi criada a campanha Fevereiro Roxo, que visa a conscientização sobre doenças crônicas, como o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer.

“O que a pesquisa nos mostra é que há uma urgência de que sejam feitas ações preventivas para reduzir a incidência da doença, especialmente aqui na América Latina, onde 54% dos casos de demência estão relacionados a esses fatores. Nosso índice é superior à média mundial de 40%”, afirma a geriatra da Unimed Cuiabá, Waltyane Pinheiro Poussan.

Ainda conforme o levantamento, especificamente na América Latina os principais fatores de risco são a obesidade, a inatividade física e a depressão.

“A pesquisa é um importante marcador para pensarmos em estratégias para a redução desses fatores, que estão relacionados ao estilo de vida das pessoas. É importante divulgarmos e reforçarmos a ideia de que a demência, o Alzheimer, podem ser evitados. Por exemplo, quando a atividade física é realizada de forma regular, melhora a saúde vascular, que promoverá uma melhor nutrição e oxigenação cerebral. A obesidade pode estar relacionada às demências através da promoção de neuroinflamação”, explica Waltyane.

Na Unimed Cuiabá, por exemplo, existe o Viver Melhor, programa de atenção integral em saúde, destinado aos beneficiários da Unimed Cuiabá com idade a partir de 60 anos e tem como objetivo promover a autonomia, independência e qualidade de vida da pessoa idosa, reunindo um fluxo de ações de educação, promoção da saúde, prevenção de doenças evitáveis e gerenciamento dos fatores de risco e doenças crônicas.

Para saber mais do Programa Viver Melhor, acesse o site da Cooperativa (https://www.unimed.coop.br/site/web/cuiaba/viver-melhor). A inscrição no programa pode ser feita por encaminhamento médico, no Espaço Viver Bem (Rua Barão de Melgaço, 2754 – Centro Sul – Ed. Work Tower – Térreo), pelo telefone: (65) 3612-8800 ou online, preenchendo formulário pelo link https://forms.gle/XpPFEf5LDbFRabmy9.

O Noroeste

Recent Posts

Assembleia aprova projeto que garante criação da 3ª vara criminal em Barra do Garças

O PLC 9/2025, de autoria do Poder Judiciário, teve aprovação unânime no Parlamento Em sessão…

6 horas ago

Juca do Guaraná celebra os 277 anos de Mato Grosso e ressalta compromisso com a população

Nesta sexta-feira, 9 de maio, o Estado de Mato Grosso celebra 277 anos de história,…

6 horas ago

Moradores do Terra Prometida recebem a 2ª edição do Mutirão de Cidadania Social neste sábado (10)

Os moradores do bairro Terra Prometida e região, em Cuiabá, poderão ter acesso a diversos…

6 horas ago

VÍDEO: veja momento em que casal preso apontado como mandante de assassinato de Renato Nery chegam em delegacia de Cuiabá | MT

Cesar Jorge Sechi e Julinere Goulart Bastos foram presos pela manhã, em Primavera do Leste.…

6 horas ago

Prefeitura rompe contrato com empresa responsável pelas obras do Contorno Leste em Cuiabá após investigação de esquema de propina

Conforme as investigações da Polícia Civil, a propina foi paga por um funcionário da empresa…

7 horas ago

Vereadores propõem proibição de celulares para gravar sessões na Câmara de Várzea Grande | MT

Proposta será analisada na próxima terça-feira (13) e visa restringir o uso de celulares e…

7 horas ago