Cuiabá celebra 306 anos nesta terça-feira (8) e mantém viva a cultura cuibana por meio de espaços, artistas e eventos que promovem e preservam as tradições locais. Em celebração ao aniversário, veja os locais, oficinas e apresentações que carregam a história da capital. Confira abaixo:
🏰SESC Arsenal
Sesc arsenal atualmente — Foto: Sesc Arsenal
O SESC Arsenal é um centro cultural que oferece uma programação diversificada, incluindo oficinas, apresentações musicais e apresentações de siriri e rasqueado, ritmos tradicionais cuiabanos. Semanalmente, durante todo o ano, acontece a Feira do Arsenal com produtos de agricultura familiar, como frutas, verduras queijos, requeijão, doces, mel, pães e muito mais. O evento também tem música ao vivo e recreação para a criançada. No dia do aniversário da capital, a programação é exclusiva:
📅08/04 (terça-feira)
No Palácio da Instrução inaugurado em 15 de agosto de 1914, a Biblioteca Pública Estevão de Mendonça abriga um grande acervo literário e é palco de eventos culturais que valorizam a história e a literatura mato-grossense, como o Bibliotour, uma visita guiada por funcionários do local.
O Museu e Imagem e Som de Cuiabá (MISC) Lázaro Papazian, localizado no coração de Cuiabá, na Rua Voluntários da Pátria, proporciona muito mais que uma viagem no tempo.
Há diversas relíquias temporâneas, como fotos dos carnavais dos séculos passados, mais de 1.200 discos de vinil, fotos de Cuiabá recentes e antigas, ambas registradas do mesmo ângulo da cidade para marcar o avanço do progresso, além de uma maquete reproduzindo a cidade nos tempos da Vila Real do Bom Jesus de Cuyabá.
O Museu do Rio Cuiabá foi construído em 1899, e tombado pelo Governo do Estado em 1983. Na época, funcionava no local o Mercado do Peixe, que era considerado o principal comércio da Capital. O antigo Mercado do Peixe era onde os pescadores e ribeirinhos levavam seus pescados e produtos para serem comercializados, funcionado como feira livre. Somente em 1999, o local foi recuperado pela prefeitura e se tornou um ponto turístico da capital.
Além do museu, no local está o 🐠 Aquário Municipal Justino Malheiros para apreciação de peixes típicos e regionais que compõem a Bacia Amazônica e do Prata. Fazem parte do acervo 20 espécies de animais da bacia do Pantanal, Amazonas e Araguaia. A visitação é gratuita e ocorre às terças-feiras, das 9h às 18h, e de quarta a domingo, das 9h às 22h
Associação Cultural Flor Ribeirinha
A Associação Cultural Flor Ribeirinha promove ações que resgatam, preservam e divulgam a cultura popular, com atividades que englobam o repasse dos saberes tradicionais, vivências socioculturais e produção de trabalhos artísticos na cidade de Cuiabá.
Fundado por Dona Domingas Leonor da Silva, o Flor Ribeirinha é um dos símbolos da cultura cuiabana, dedicado ao resgate e difusão de danças tradicionais como o siriri e o rasqueado. Em fevereiro, o grupo foi reconhecido como patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá.
Feirinha Cuiabana
😋A Feirinha Cuiabana conta com muita comida, apresentações oficinas de pintura, e outras atrações para promover a cultura local. O evento gratuito acontece todas as sextas e sábados das 10h ás 20h
Segundo a polícia, Luis Eduardo responderá pelo crime agravado por motivo fútil, por meio de…
Sebastião Sérgio dos Reis de Paula (PP) foi eleito nas eleições municipais de 2024 perdeu…
Projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa; empresa é referência nacional e internacional O governador Mauro…
Os serviços essenciais não param durante esse período O Governo de Mato Grosso decretou ponto…
Conteúdo/ODOC - O corregedor-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Mauro Campbell Marques, determinou…
Espetáculo promovido pelo Governo de MT, reúne arte, fé e serviços gratuitos no Mutirão da…