Uma mãe gambá e as aves maria-faceira e urutau foram devolvidos à natureza, em um bosque localizado no Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá, nessa sexta-feira (28), após passarem por reabilitação. Todos foram resgatados com fraturas em alguma parte do corpo.
A garça maria-faceira chegou na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com uma fratura na asa esquerda, no final de janeiro. De acordo com a veterinária e guardiã de animais silvestres, Ana Laura Karlinski, a ave não estava se alimentando. Foram necessários cuidados como manejo nutricional com suplementação de cálcio e ambientação em recinto, junto a um animal semelhante.
Depois de algumas semanas, ela recuperou a habilidade de voar e a secretaria optou pela soltura.
O urutau também foi resgatado com fratura em uma das asas, em novembro do ano passado. No início do tratamento, a ave se alimentava de insetos e suplementos para animais em estado crítico quatro vezes ao dia.
Depois de um mês, o urutau começou a dar sinais de voo. Ao ser solta, ainda havia certa apreensão das veterinárias, mas a ave restabeleceu os movimentos e bateu as asas rumo ao habitat natural.
Uma mãe gambá foi o terceiro animal a ganhar liberdade. Ela havia sofrido um acidente quando ainda estava esperando pelos sete filhotes e teve uma fratura em uma das pernas. Após os cuidados, mãe e filhotes voltaram à natureza.
A ação tem como objetivo repor o estoque e dar oportunidade aos doadores que não…
De acordo com os militares, o caminhão tombou e caiu no rio enquanto atravessava uma…
O crime ocorreu em outubro de 2024 e, segundo a polícia, foi encomendado por uma…
O Ministério Público Estadual instaurou um inquérito civil para apurar uma série de possíveis irregularidades…
Conteúdo/ODOC - A companhia aérea Azul Linhas Aéreas foi condenada a indenizar em R$ 3…
Conteúdo/ODOC - O prefeito de Colíder (a 633 km de Cuiabá), Rodrigo Luiz Benassi (PRD),…