A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participou, nesta quarta-feira (30.4), de uma visita a Escola La Salle Comtal, em Barcelona, Espanha, uma instituição com 146 anos de história e reconhecida por seu compromisso com a inclusão e a diversidade.
A visita fez parte da programação do II Seminário Internacional Gestão para Aprendizagem que reúne, de 28 de abril a 2 de maio, educadores e gestores dos 27 estados brasileiros, do Distrito Federal (DF) e de várias partes do mundo para discutir práticas inovadoras na educação. O secretário Alan Porto representou Mato Grosso na visita e no evento.
O diretor da escola, Ernest Casaponsa, mostrou as metodologias utilizadas pela escola que priorizam a atenção personalizada e a valorização das diferenças. “Nossa escola se destaca pelo seu trabalho com alunos que possuem Transtorno do Espectro Autista, oferecendo um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades de cada estudante”, destacou.
Atualmente, a escola tem 623 estudantes de três a 16 anos na educação infantil, primária e secundária. Destes, 11% são atendidos com educação especial, e 58% são oriundos de áreas de vulnerabilidade social, com acesso gratuito à educação.
“A visita à Escola La Salle representa um passo importante na troca de experiências em busca por avanços que promovam a inclusão e a equidade na educação pública, inspirando novas abordagens que atendam a todos os alunos”, disse Alan Porto.
O secretário apontou que a Rede Estadual de Mato Grosso realiza trabalho semelhante ao La Salle. “Temos as escolas estaduais especializadas Raio de Sol, Livre Aprender e a Luz do Saber que, juntas, atendem mais de 500 estudantes de Cuiabá e Várzea Grande. Temos, ainda, uma escola específica da modalidade bilíngue de surdos, a CEAADA, que oferta educação regular na primeira língua dos surdos, a Libras, que é a segunda língua oficial do Brasil”, disse.
O secretário também falou sobre o Centro Estadual de Educação Inclusiva (CEEI), no bairro Consil, em Cuiabá. O CEEI funciona como um centro de apoio para promover a inclusão de estudantes com deficiência, autismo, altas habilidades e superdotação.
“No local, oferecemos diversas atividades pedagógicas focadas na estimulação e no enriquecimento curricular, atendendo às especificidades de cada aluno de maneira individualizada. Assim como na La Salle, essa abordagem garante que todos os estudantes recebam o suporte necessário para seu desenvolvimento educacional e social”, concluiu.
Na Espanha, o seminário é promovido pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE) e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), com apoio do Conselho Nacional de Secretaria de Educação (Consed) e do Ministério da Educação (MEC).
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