Categories: Destaque MT

Mesas técnicas e eficiência da gestão pública são abordadas durante Encontro Mato-grossense de Municípios


O presidente da Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Concensualismo (CPNJur) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Valter Albano, conduziu a palestra que tratou sobre os avanços obtidos por meio das mesas técnicas propostas pelo órgão a importância da eficiência e do equilíbrio fiscal na gestão pública. Os assuntos foram abordados durante o segundo dia do Encontro Mato-grossense de Municípios, na sala Cerrado, no Cenarium Rural, em Cuiabá.

Na oportunidade, Albano frisou que as mesas técnicas têm proporcionado experiências inovadoras e extraordinárias, que beneficiam diretamente a população mato-grossense. Citando a resolução de obras paralisadas, como o Hospital Júlio Muller e a duplicação da BR-163, ele afirmou que a ferramenta vem servindo como instrumento que promove seriedade nas decisões, resultando em soluções técnico-jurídicas para temas complexos.

“Fico feliz em falar para representantes de todo o estado sobre algo que é simples, mas que tem gerado bons resultados. Porque a mesa técnica nada mais é do que sentarmos à mesa para estudar e buscar soluções. É por meio delas que estamos eliminando grandes monstros que se encontravam arquivados nas administrações públicas”, salientou.

Também presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento, Albano fez ainda um panorama fiscal dos municípios, destacando a necessidade de mais atenção por parte dos gestores no que diz respeito ao equilíbrio fiscal, que quando respeitado resulta em trabalhos eficientes que refletem positivamente na sociedade. “A receita é básica, não podemos gastar mais que ganhamos, e isso falo a nível de gestão nacional, estadual, municipal, empresarial e pessoa física. Aqui em Mato Grosso já temos situações exemplares em se tratando de gestão municipal, mas da mesma forma temos exemplos que requerem uma atenção e cuidado maior.”

Por fim, o conselheiro parabenizou prefeitos e servidores no evento pela participação em massa no evento, o que mostra interesse na constante busca pela excelência na administração pública.

Concessões e PPPs

Auditor público externo e secretário do Núcleo de Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs), Jefferson Filgueiras Bernardino [Foto – Tony Ribeiro]

Na sala Cerrado, ainda foram realizados painéis com assuntos diretamente relacionados à gestão eficiente e com vista à soluções de impasses relacionados aos serviços públicos, como as concessões e parcerias público-privadas (PPPs).

O auditor público externo e secretário do Núcleo de Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs), Jefferson Filgueiras Bernardino, salientou que essas opções são tidas como ferramentas que possibilitam trazer resolutividade, quando o gestor já não tem mais opções dentro da própria administração pública. “A PPP, por exemplo, é uma modalidade de contratação que permite ao poder público direcionar o investimento privado para prover um serviço público de qualidade. E ao mesmo tempo, possibilita que o gestor afira o desempenho do meu concessionário, assegurando uma qualidade de serviço, sendo vantagem para a população”, declarou. 

Auditora pública externa Simony Gin [Foto – Diego Rodrigues/MPC]

Dando sequência à temática, a auditora pública externa Simony Gin abordou a relação entre as PPPs e o serviço de saneamento básico, destacando que esta é uma das áreas de maior desafio para a administração pública dos municípios de Mato Grosso. “Levantamentos de órgãos competentes mostram que nossos indicadores de distribuição de água estão em um patamar considerável, mas ainda é preocupante o serviço de abastecimento e tratamento de esgoto. Então, encontros como estes são importantes para debatermos as necessidades e também apontar possíveis soluções.”

Transparência no poder público

Equipe técnica do TCE apresenta ferramentas que garantem agilidade, eficiência e transparência na gestão pública [Foto – Diego Rodrigues/MPC]

Encerrando a programação da sala Cerrado, representantes do TCE-MT apresentaram ferramentas que garantem agilidade, eficiência e transparência na gestão pública. Dentre estas, foi apresentado o Radar de Controle Público, que consiste em um conjunto de relatórios gerenciais que fornecem informações e indicadores sobre a execução orçamentária, financeira, contábil e de gestão dos órgãos e das entidades jurisdicionadas.

A funcionalidade do sistema intitulado Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic) também foi apresentada aos participantes do evento. Trata-se de um sistema informatizado para que os jurisdicionados transmitam, via internet, a prestação de contas ao TCE-MT. Na mesma linha, foi tratada a plataforma do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle do Estado de Mato Grosso (Siafic-MT), que tem como foco a governança contábil dos municípios e é apontada como um marco para a transparência e a gestão fiscal.

De forma objetiva, a auditora pública externa Laura Cristina Corrêa de Almeida falou junto aos gestores e servidores presentes, sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) que, segundo ela, contribui de forma essencial para a tomada de decisões. “É por meio dele que a gestão pública conhece seus pontos fortes e fracos. Porque este índice avalia a gestão municipal em sete áreas: saúde, educação, planejamento, fiscal, meio ambiente, governança e cidades. Então, o gestor vai ter um panorama, um diagnóstico de como está as políticas públicas do seu município.”

O Encontro

Promovido pelo TCE-MT e AMM, sob presidência do conselheiro Sérgio Ricardo e de Leonardo Bortolin, respectivamente, o Encontro Mato-grossense dos Municípios reuniu mais de 1.500 gestores de todo o estado no Cenarium Rural, em Cuiabá. Ao longo de dois dias, autoridades e técnicos de diversas áreas abordaram temas como noções gerais de administração orçamentária e financeira, orçamento da saúde, descentralização ambiental e soluções para o desenvolvimento econômico regional. 

Além das mais de 30 palestras ministradas simultaneamente em três salas diferentes, houve ainda reuniões com as bancadas federal e estadual, estandes com apresentação de produtos e serviços e atendimento especializado aos gestores municipais que é realizado por técnicos do TCE, AMM, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Desenvolve MT, Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), entre outros.

O Noroeste

Recent Posts

Engavetamento com caminhão da Cavalaria da PM deixa policial ferido em MT | MT

Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…

40 minutos ago

Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT

Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…

44 minutos ago

Jovem de 25 anos morre atropelada por caminhão após acidente na ponte Sérgio Motta

Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…

49 minutos ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

5 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

6 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

6 horas ago