Categories: Agro.MT

Movimentação brasileira de trigo no 1º bimestre de 2025 é recorde

O primeiro bimestre de 2025 deve representar um recorde na movimentação do trigo (soma das importações e exportações) no país, com 2,43 milhões de toneladas. O número é 3,8% superior ao mesmo período do ano passado e 1,2% maior do que 2022, ano que, até então, detinha a maior marca, com 2,40 milhões de toneladas.

Assim, nos primeiros dois meses deste ano, o Brasil comprou 1,24 milhão de toneladas do cereal e vendeu ao exterior 1,19 milhão de toneladas, de acordo com dados da Comex/Stat, ferramenta da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O diretor do Canal Rural Sul, Giovani Ferreira, lembra que o país ainda não é autossuficiente na produção de trigo. Nos últimos anos, tem importado cerca de seis milhões de toneladas, com um consumo interno que gira em torno de 12 milhões de toneladas ao ano. A colheita interna, por sua vez, tem sido de, aproximadamente, nove milhões de toneladas por safra nos últimos anos.

Para a atual safra, planejada entre fevereiro e março, a expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que a área semeada seja semelhante à da safra passada, com três milhões de hectares. A produção estimada para este ano é de 9,2 milhões de toneladas.

“Importante lembrar que, quando falamos de trigo, não tratamos apenas de volume, mas também de qualidade, algo que é impactado diretamente pelo clima. A depender da qualidade dessas 9 milhões de toneladas, podemos diminuir as importações. Se a qualidade deixar a desejar, aumentamos as compras, mas também as vendas, visto que o trigo que não tem qualidade para pão acaba sendo destinado para ração e é exportado”, avalia Ferreira.

O Noroeste

Recent Posts

Engavetamento com caminhão da Cavalaria da PM deixa policial ferido em MT | MT

Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…

7 horas ago

Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT

Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…

7 horas ago

Jovem de 25 anos morre atropelada por caminhão após acidente na ponte Sérgio Motta

Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…

7 horas ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

12 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

13 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

13 horas ago