A Procuradoria Geral do Estado (PGE) de Mato Grosso fechou 35 acordos judiciais relacionados a multas ambientais, totalizando mais de R$ 5,8 milhões em arrecadação. A mobilização aconteceu durante a Semana da Pauta Verde, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 18 e 22 de agosto, que busca agilizar a tramitação e conciliação de processos ambientais em todo o país.
O Subprocurador-Geral de Defesa do Meio Ambiente, Davi Ferreira, destacou a importância do diálogo entre proprietários rurais, conciliadores, juízes e a PGE. “Foram 330 audiências em uma semana intensa. Esses acordos são relevantes tanto para o Estado quanto para o meio ambiente, pois aumentam a arrecadação, desafogam o Judiciário e promovem conscientização e prevenção de novas infrações”, afirmou.
Os acordos envolveram ações de execução fiscal movidas pela PGE contra proprietários rurais multados e inscritos em dívida ativa por não terem quitado os débitos ambientais.
Já o Subprocurador-Geral da Área Fiscal, Jenz Prochnow Júnior, ressaltou que a conciliação traz benefícios para todas as partes. “A atuação conjunta das áreas fiscal e ambiental permite soluções rápidas, reduz a litigiosidade e viabiliza transações tributárias e não tributárias, garantindo que o cidadão esteja em conformidade com a lei”, disse.
Após o incêndio, Larissa Luzia Bezerra, de 33 anos, mobiliza doações nas redes sociais para…
A médica veterinária Andressa Lemos, formada há 11 anos pela Universidade Federal de Mato Grosso…
Um integrante de facção criminosa, que atuava com tráfico de drogas e como olheiro do…
Valor da tarifa foi mantido em R$ 5,95. Segundo a juíza, o reajuste tarifário é…
Policiais militares da Força Tática do 6º Comando Regional prenderam dois homens suspeitos pelo homicídio…
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) apoiou, por meio de emenda parlamentar do deputado…