Categories: Politica MT

MT regulamenta lei de Max Russi que exige a linguagem simples nas informações do poder público


Em uma iniciativa que promete revolucionar a maneira como o governo se comunica com a população, o estado de Mato Grosso acaba de regulamentar a lei nº 12.336, de 28 de novembro de 2023 sobre a Política Estadual de Linguagem Simples e de Direito Visual. Originada no projeto de lei 1.2336/2023 de autoria do presidente da Assembleia Legislativa De Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi, que busca garantir uma comunicação clara, objetiva e inclusiva entre a administração pública e os cidadãos.

A proposta, que se aplica a todos os órgãos do Poder Executivo, tem como principal objetivo tornar a informação acessível a todos, independentemente de sua formação educacional ou habilidades de leitura. “A legislação é uma resposta à necessidade de democratizar a informação e garantir que todos os cidadãos possam entender seus direitos e deveres de forma clara”, afirmou Russi.

Dentre as diretrizes estabelecidas, destaca-se o uso de linguagem simples e inclusiva, evitando jargões técnicos e discriminatórios. Além disso, a lei incentiva a utilização de recursos visuais, como gráficos e imagens, para facilitar a compreensão das informações. “A comunicação visual é uma poderosa ferramenta que pode ajudar a transmitir mensagens complexas de maneira mais eficaz”, complementou.

O decreto estadual foi recebido com entusiasmo pelos poderes e segundo o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, a regulamentação da Lei da Linguagem Simples é um avanço para a democracia e a inclusão. “No Poder Judiciário de Mato Grosso já adotamos essa prática, com projetos como o Manual de Linguagem Simples e capacitações que formaram centenas de pessoas. Temos trabalhado para tornar as decisões judiciais e a comunicação do Judiciário com a sociedade mais compreensível a todos os cidadãos. A linguagem clara transforma vidas, aproxima o cidadão do Estado e garante transparência”, reforçou Zuquim.

Outro ponto importante da legislação é a ênfase na transparência. Ao tornar as informações mais compreensíveis, espera-se que a confiança entre o governo e a população aumente, promovendo um ambiente de maior colaboração e participação cidadã. “Quando as pessoas entendem melhor o que está acontecendo, elas se sentem motivadas a participar das decisões que impactam suas vidas”, finalizou Max Russi.

Para garantir a efetividade da nova política, a lei prevê a capacitação de servidores públicos em técnicas de comunicação claras e acessíveis. Isso inclui treinamentos sobre escrita, design de documentos e uso de recursos visuais, que serão fundamentais para a implementação bem-sucedida da iniciativa.

O Noroeste

Recent Posts

Polícia Federal desmantela depósitos de drogas que abastecia traficantes

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO/MT) deflagrou na manhã…

4 minutos ago

Unimed Cuiabá está com processo seletivo aberto para PCD’s

A Unimed Cuiabá informa que está com vagas abertas exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PCD’s).…

8 minutos ago

Justiça estadual mantém autorização para obras e Sema continua na gestão do Morro de Santo Antônio

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso indeferiu mais dois recursos da promotora Ana Luiza…

19 minutos ago

Confira as obras do Governo de MT que estão melhorando a vida do mato-grossense

O Governo de Mato Grosso executa, nos últimos seis anos, o maior pacote de obras…

40 minutos ago

Mato Grosso avança no equilíbrio entre agropecuária e preservação ambiental

Projeções para 2025 mostram que Mato Grosso avança na construção de um modelo de desenvolvimento…

47 minutos ago

Mulher foi morta pelo marido com golpes de faca nas costas e tórax após série de ameaças

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, por volta das 12h de…

50 minutos ago