Categories: Politica MT

Parque Novo Mato Grosso deve ter investimento de R$ 900 milhões e ficar pronto em 2026

A Comissão de Infraestrutura deve fazer uma visita in loco no Parque Novo Mato Grosso nos próximos dias

A Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ouviu, na manhã desta terça-feira (22), o presidente da Mato Grosso Participações e Projetos (MT Par), Wener Kesley dos Santos, para prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras do Parque Novo Mato Grosso, localizado na região de Chapada dos Guimarães.

Nas obras, a previsão é de o Governo do Estado de Mato Grosso investir R$ 900 milhões. De acordo com o presidente do MT Par, a obra deve ficar pronta e ser entregue 100% à população até o final de 2026. No contrato com as construtoras, segundo Santos, a média para a entrega das obras é de 14 meses.

“Estamos torcendo para que as empresas boas ganhem para as obras não travarem. Por isso, o governo trabalha para entregar 100% do Parque Novo Mato Grosso até o final do próximo ano. A parte que leva mais tempo para ser executada, a terraplanagem, está pronta. Com isso, ganhamos um tempo na execução das obras”, explicou Santos. ​

O presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, deputado Valmir Moretto (Republicanos), afirmou que a maior preocupação não é em relação aos custos da obra, mas o valor a ser cobrado da população mato-grossense e dos turistas para terem acesso ao parque.

“Não será cobrada taxa de entrada ao parque. O presidente do MT Par nos deixou tranquilo, o governo vai cobrar apenas uma taxa de manutenção às pessoas que utilizarem os equipamentos. Esperamos que as obras sejam entregues até o final de 2026, mas sabemos da dificuldade com a mão de obra em Mato Grosso”, explicou Moretto.

A proposta inicial do governo para o Parque Novo Mato Grosso, de acordo com Wener Santos, era à construção de um autódromo, mas depois veio as expectativas para a construção de outras áreas esportivas e para shows. Hoje, segundo ele, a pista do Kartódromo está pronta. Quando o parque estiver pronto, de acordo com Santos, será referência para a América Latina.

“O Parque tem um conceito diferenciado no mundo. Não é só para eventos de corrida, é para esporte, é para cultura, é para lazer e é para o turismo. É o espaço onde vamos atrair turistas e investidores de todo o Brasil e do mundo e, com isso, mostrar a força que Mato Grosso tem também com o turismo”, explicou o presidente do MT Par.

“Queremos entregar uma parte da obra ainda este ano e a segunda etapa até o final de 2026. No parque são várias frentes de obra, tem setores com 70%, 80%, 90% e até 30% concluídas, porque cada um é um contrato diferente. O espaço show está com 60% feito e queremos inaugurá-lo em novembro desse ano”, afirmou Santos.

O vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado Júlio Campos (União), afirmou que a obra é suntuosa e que vai ficar na história de Mato Grosso e, por isso, questionou Wener Santos se pelo menos 70% das obras serão entregues até o final de 2026. Wener Santos respondeu que sim. “O nosso foco é fazer a entrega à população até o final de 2026”, reforçou.

Uma das atrações do Parque, segundo Santos, é a roda gigante com aproximadamente 108 metros de altura. Ela é composta por 42 cabines, com capacidade máxima de oito pessoas por cabine, totalizando 336 pessoas. Ela poderá ser vista a partir do centro da cidade e também da rodovia que dá acesso à Chapada dos Guimarães.

Já o Espaço Show para eventos nacionais e internacionais tem a capacidade para 80 mil pessoas, ocupando uma área total de 45 mil m². Enquanto isso. o projeto do autódromo abrange uma área de aproximadamente 83 hectares e inclui diversos circuitos e edificações, como uma pista de autocross e uma de arrancada.

O autódromo contará com camarotes e arquibancadas localizados próximos à reta principal do circuito. A pista principal terá cerca de 4,6 km de extensão e o autódromo será preparado para receber competições de velocidade em nível regional, nacional e internacional.

A pista de kart profissional tem uma infraestrutura de 95.571,42 m², oferece arquibancada, paddock, estacionamento, salas de apoio, pódio e torre de vigilância. A pista foi projetada para possibilitar mais de 20 circuitos diferentes, sendo o maior deles com 1.150 metros de extensão.

O Noroeste

Recent Posts

Engavetamento com caminhão da Cavalaria da PM deixa policial ferido em MT | MT

Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…

10 horas ago

Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT

Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…

10 horas ago

Jovem de 25 anos morre atropelada por caminhão após acidente na ponte Sérgio Motta

Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…

10 horas ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

15 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

16 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

16 horas ago