Categories: Variedade

Pedreiro conquista milhões de seguidores, vira influenciador e troca obras por gravações

Terra – Há 12 anos, Rafael Fonseca começou a trabalhar como ajudante de pedreiro, já com foco em aprender o máximo possível para passar a ocupar o cargo principal. E assim aconteceu, uns 2 anos depois. A partir disso, de obra em obra, ele se viu trabalhando ‘debaixo do sol’ de domingo a domingo. Até que teve a ideia de compartilhar sua rotina de trabalho nas redes sociais e, hoje, o trabalho com criação de conteúdo sobre a área é a sua principal fonte de renda: “Muito gratificante ser reconhecido”.

Rafael, agora com 29 anos, é de Barra do Garças, no Mato Grosso, e reúne 2,4 milhões de seguidores no Instagram e 2,6 milhões no TikTok, por exemplo. Em entrevista ao Terra, ele contou mais detalhes sobre sua trajetória.

Ele estudou até a oitava série. Chegou a tentar concluir a educação básica por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas não conseguiu finalizar. Trabalhava muito durante o dia e a rotina ficava cansativa. Pulou de empresa em empresa até que, como conta, “caiu em uma que era de prestação de serviço” e começou na área da construção.

A prática o ensinou muito. Rafael também fez cursos livres e se especializou como técnico na área pelo SENAI. Até que, em 2019, tentou compartilhar sua rotina na internet pela primeira vez. No mesmo ano, nasceu a sua filha.

“Eu gostava muito de assistir vídeos na internet. Aí minha esposa e eu ficávamos falando: ‘Nossa, a gente podia fazer vídeo’. Eu comecei a fazer vídeos naquele formato do YouTube, que é vídeo longo, na horizontal. Não deu certo. Eu fiquei mais ou menos seis meses fazendo vídeo, fazendo vídeo… O vídeo dava uma, duas visualizações, três. Aí eu apaguei tudo e fiquei mais ou menos um ano e meio só trabalhando normal, sem filmar, sem fazer nada”, contou Rafael.

Depois, foi só em 2021 que ele voltou a fazer vídeos. Dessa vez, já no formato vertical, focando no TikTok e no Kwai, com no máximo um minuto e meio de duração. E tudo mudou: dessa vez, os internautas ficaram interessados.

A rotina de Rafael, então, começou a mudar. Para todo o serviço, além dos itens de obra, ele começou a levar o tripé, a filmar e, depois, a publicar nas redes sociais. “Querendo ou não, é diferente, né? A pessoa chegar para fazer um serviço e colocar um celular para gravar o serviço. É diferente. As pessoas estranhavam”, relembra o pedreiro, com um sorriso de canto.

Agora, a criação de conteúdo virou sua principal frente de atuação. “Às vezes eu ainda pego obra, mas fica muito corrido. Geralmente, eu faço mais [reformas] em casa porque assim eu tenho mais liberdade de tempo para gravar, para editar”, explica.

Com a internet, ele voltou a ter finais de semanas livres, mais confortáveis. E, sobre a renda, ele contou à reportagem que, focando na internet, ele ganha o similar ao que “um pedreiro bom”, como chamou, ganha se dedicando exclusivamente às obras atualmente. Para ele, comparado a quando ele começou, a profissão está mais valorizada.

O mais gratificante de tudo isso, para ele, é ser reconhecido.  “Tipo…Um pedreiro, ser tão reconhecido assim na internet… E o nível que eu consegui chegar… Porque quando eu comecei a produzir conteúdo pra internet, eu não tinha essa ciência de monetização, de parceria, de publicidade. Eu comecei espontâneo. A gente foi adquirindo um público que realmente se engaja bastante com os conteúdos”, contou.

Ele trabalha com a esposa e, por trás das câmeras, também tem outros funcionários que o ajudam adiantando serviços que são filmados. Para o futuro, sua meta é montar uma equipe, colocar mais pessoas para trabalhar junto, e voltar a colocar a mão na massa em grandes serviços, obras grandes. Mas, por enquanto, quer aproveitar o hype da internet e aproveitar esse momento.

O Noroeste

Recent Posts

Tribunal de Contas lidera pacto nacional por avanços da saúde digital no SUS

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) consolidou seu papel de vanguarda no debate…

13 horas ago

Vice-governador e prefeito planejam obras de infraestrutura em Cuiabá I MT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu nesta segunda-feira (30) a visita institucional do governador…

13 horas ago

Wilson Santos propõe recursos para desapropriação de áreas e construção de moradias para famílias do Contorno Leste

Mais de 800 moradores da região do Contorno Leste, ocupada há cerca de três anos…

13 horas ago

Mato Grosso tem semana gelada e mínimas pode chegar a 12ºC em MT I MT

Mato Grosso amanheceu nesta segunda-feira (30) com queda brusca nas temperaturas e alerta emitido pelo…

14 horas ago

Senador Wellington Fagundes critica aumento de deputados federais I MT

O senador Wellington Fagundes (PL), em entrevista à imprensa, classificou que o aumento de deputados…

14 horas ago

Cuiabá emite alerta para sarampo após Bolívia declarar emergência | Mato Grosso

A movimentação de pessoas na fronteira entre Bolívia e Mato Grosso tem sido motivo de…

14 horas ago