Categories: FeaturedMT MAIS

Polícia Civil cumpre 16 ordens judiciais contra faccionados em Alto Araguaia


A Polícia Civil deflagou, nesta terça-feira (08.4), em Alto Araguaia, a Operação Choque de Ordem III, para cumprimento de 16 ordens judiciais, entre buscas e apreensões e quebra de sigilo de dados, contra integrantes de facção criminosa envolvidos em diversos crimes, principalmente relacionados ao tráfico de drogas.

As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Alto Araguaia, com base em investigações da Polícia Civil que levaram à identificação dos criminosos.


 

Os alvos também são responsáveis por vandalizar, com pichações, diversas ruas e propriedades privadas, com mensagens alusivas à facção que pertencem, tentando impor um pseudo domínio de determinadas regiões da cidade.

Na operação, são empregados 40 policiais civis e 12 viaturas, além de contar participação da Polícia Penal.

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combater a atuação de facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.


 

Investigações

Há cerca de dois meses foram identificadas na cidade de Alto Araguaia, em diversos muros de residências, monumentos e prédios públicos, pichações com o uso de spray, nas cores vermelha e preta, de mensagens alusivas à facção criminosa local.

Por meio das investigações, foi constatado que alguns integrantes do grupo criminoso determinaram a vandalização desses locais, como forma de impor domínio e medo à população.

A operação tem como alvo os mandantes dos atos de vandalismos, que são também responsáveis pelo comércio de drogas na cidade.


 

Restauração dos pontos vandalizados

Ainda dentro das ações da operação, os locais vandalizados foram repintados, apagando as pichações. Foram recuperados mais de trinta pontos em toda a cidade.

O trabalho contou o apoio da Polícia Penal, que empregou reeducandos que cumprem pena na Cadeia Pública local para atuar nas pinturas, e do Conseg, que adquiriu as tintas e demais materiais, necessários para o serviço.


 

O trabalho será contínuo, tanto na cobertura das pichações e responsabilização dos envolvidos, quanto no emprego de reeducandos.

Para o delegado de Alto Araguaia, Marcos Paulo, a operação é mais uma resposta da Polícia Civil, realizada por meio de um trabalho prévio de investigação, no combate aos atos delituosos de integrantes de facções.


 

“A criminalidade não irá sobrepor às forças de segurança do Estado, que seguem empenhadas em reduzir os índices de violência, trazendo paz para as pessoas de bem. Outras ações, no âmbito do Programa Tolerância Zero, estão programadas e irão ocorrer ao longo do ano. Não há espaço para aqueles que insistem em viver a margem da lei”, ponderou o delegado.

O Noroeste

Recent Posts

Procurador investigado por atirar e matar homem em situação de rua é indiciado por homicídio em Cuiabá | Mato Grosso

Segundo a polícia, Luis Eduardo responderá pelo crime agravado por motivo fútil, por meio de…

8 horas ago

Vereador condenado por associação criminosa e comércio de armas tem mandato cassado pela Justiça Eleitoral de MT

Sebastião Sérgio dos Reis de Paula (PP) foi eleito nas eleições municipais de 2024 perdeu…

8 horas ago

Governador sanciona lei que autoriza Hospital Albert Einstein a gerir o Hospital Central

Projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa; empresa é referência nacional e internacional O governador Mauro…

9 horas ago

Confira o funcionamento dos órgãos públicos estaduais nos feriados da Paixão de Cristo e Tiradentes

Os serviços essenciais não param durante esse período O Governo de Mato Grosso decretou ponto…

10 horas ago

CNJ arquiva processo contra juiz de MT que deu voz de prisão para mãe de vítima de homicídio

Conteúdo/ODOC - O corregedor-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Mauro Campbell Marques, determinou…

10 horas ago

Paixão de Cristo emociona público em Cuiabá: “Um momento único nas nossas vidas”, afirma espectadora

Espetáculo promovido pelo Governo de MT, reúne arte, fé e serviços gratuitos no Mutirão da…

10 horas ago