Categories: Agro.MT

Preço da saca do milho aumentou 5,5%; novas altas estão no radar?

Existe a possibilidade de redução da área plantada de milho safrinha devido ao alto custo da ureia e do diesel. Por conta disso, o plantio está em ritmo mais lento, aponta a plataforma Grão Direto.

Assim, mesmo com a entrada do cereal no mercado, os preços seguiram em alta. Soma-se a isso a dúvida a respeito das linhas de crédito financiadas pelo próximo Plano Safra, o que também impulsionou as cotações do grão para cima ao longo dos últimos dias.

Em Chicago, o milho encerrou a semana cotado a US$ 4,90 por bushel, queda de 1,21%. Já no Brasil, na B3, o contrato de milho para março de 2025 registrou alta expressiva de 5,48%, encerrando a R$ 85,10 por saca.

No mercado físico, os preços do milho reagiram positivamente acompanhando a valorização na B3, especialmente nas regiões produtoras com demanda aquecida.

E agora, o que esperar do mercado do milho

Analistas da Grão Direto enumeram as tendências para o mercado desta semana. Acompanhe:

  • Plantio do milho safrinha: de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a semeadura do milho segunda safra em Mato Grosso atingiu a média dos últimos cinco anos, favorecida pela redução das chuvas no Centro-Oeste. No entanto, a Companhia Nacional de Abastecimento aponta que esse índica ainda está 12,7% atrás em relação à safra passada. Embora as condições hídricas sejam favoráveis, o atraso no plantio pode resultar em colheita tardia e menor oferta, o que tem pressionado os preços. A produção do milho primeira safra ficou dentro do esperado (26 milhões de toneladas), mas o atraso na segunda safra mantém a tendência de alta para o cereal.
  • Demanda aquecida: os preços do frango congelado e resfriado em São Paulo subiram nas últimas semanas, acompanhados pela alta do suíno vivo no Sudeste e Sul. Com a inflação dos alimentos, a população tem migrado para proteínas mais acessíveis, sustentando a demanda pelo milho. Além disso, as usinas de etanol de milho continuam alterando a dinâmica do mercado interno, influenciando a formação de preços do cereal e contribuindo para a tendência de alta nas próximas semanas.
  • Exportações: embora ainda seja cedo para definir o volume de exportação do milho brasileiro, dois fatores merecem atenção: a forte demanda interna, que pode tornar o mercado doméstico mais competitivo que a paridade de exportação; o atrito comercial entre México e Estados Unidos, visto que os mexicanos são o maior comprador do milho norte-americano (38% da produção) e podem redirecionar parte de sua demanda para Brasil e Argentina, fator que favoreceria a valorização do cereal no segundo semestre.

Com esses fatores em mente, a Grão Direto aposta na continuidade do cenário otimista para o milho, porém, às custas de um mercado fragmentado e incerto.

O Noroeste

Recent Posts

Engavetamento com caminhão da Cavalaria da PM deixa policial ferido em MT | MT

Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…

31 minutos ago

Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT

Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…

35 minutos ago

Jovem de 25 anos morre atropelada por caminhão após acidente na ponte Sérgio Motta

Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…

40 minutos ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

5 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

6 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

6 horas ago