Categories: Destaque MT

Prefeito anuncia instalação de câmeras em sala de aula para prevenção de bullying


Cerca de 80 reeducandos das unidades prisionais nas cidades de Cáceres, Peixoto de Azevedo e Várzea Grande iniciaram cursos de qualificação profissional em eletrificação predial e assentamento de revestimento cerâmico. Os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT) em parceria com o programa Ser Família Capacita, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, e são realizados dentro das estruturas das unidades prisionais.

“É gratificante ver que o SER Família Capacita está transformando vidas em todo o Estado e mudando a trajetória de pessoas com novas perspectivas.  Com certeza os reeducandos que souberem aproveitar esta oportunidade terão a chance de escrever uma nova história. Nosso compromisso é continuar investindo em programas que promovam a inclusão social e o desenvolvimento econômico de Mato Grosso.”, ratificou Virginia Mendes.

No Centro de Detenção Provisória de Peixoto de Azevedo, 40 reeducandos estão sendo qualificados em dois cursos: elétrica predial e assentamento cerâmico.

O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, considera a qualificação profissional um dos passos importantes para reinserir a pessoa privada de liberdade no processo de ressocialização.

“Pela educação e qualificação, o reeducando pode alcançar novas oportunidades de reinserção social”, pontuou o secretário.

Na unidade prisional de Cáceres, 20 reeducandos iniciaram a qualificação em alvenaria, também pelo programa Ser Família Capacita. No Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, uma turma de 20 reeducandos começou a ser qualificada em eletricista de instalações prediais, com aulas em período integral.

O programa Ser Família Capacita foi criado com o objetivo de auxiliar na superação de vulnerabilidades sociais e um dos públicos alvos do programa são pessoas privadas de liberdade. São ofertadas qualificações dentro do programa em diversas áreas, entre elas construção civil, informática, eletroeletrônica, vestuário, entre outros.

Em janeiro deste ano, uma turma de reeducandos da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, de Sinop, iniciou o curso de qualificação em corte e costura, também ofertado pelo Senai-MT.

O Noroeste

Recent Posts

Engavetamento com caminhão da Cavalaria da PM deixa policial ferido em MT | MT

Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…

10 minutos ago

Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT

Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…

14 minutos ago

Jovem de 25 anos morre atropelada por caminhão após acidente na ponte Sérgio Motta

Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…

18 minutos ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

5 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

6 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

6 horas ago