A Prefeitura de Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, confirmou o sexto caso de sarampo no município, nesta terça-feira (4). O paciente é uma criança de 1 ano, sem histórico prévio de vacinação contra a doença.
Segundo o município, a criança faz parte do mesmo núcleo familiar dos casos anteriormente registrados. Ela já está fora de risco clínico e de transmissão.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça à população que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra o sarampo. Todas as unidades de saúde do município dispõem de doses da vacina, conforme o calendário nacional de imunização.
Além disso, a secretaria orienta que, ao surgirem sintomas como febre, manchas vermelhas na pele, irritação nos olhos, tosse, coriza e mal-estar, a pessoa procure imediatamente uma unidade de saúde.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus transmitido por vias aéreas, que já foi muito prevalente na infância de todas as crianças brasileiras. Ele pode deixar sequelas por toda a vida ou levar à morte.
Sintomas comuns e característicos da doença são manchas brancas na parte interna da bochecha e vermelhas na pele. Elas aparecem primeiro no rosto e vão em direção aos pés.
Outros sintomas comuns são tosse persistente, irritação nos olhos e corrimento no nariz.
A doença também pode causar febre, infecção nos ouvidos, pneumonia, diarreia, conjuntivite, perda e apetite e convulsões.
O vírus também pode atingir as vias respiratórias e até causar e infecções no encéfalo.
No limite, a doença pode provocar lesão cerebral e morte.
As Polícias Civis de Mato Grosso e Santa Catarina cumpriram nesta sexta-feira (14), dois mandados…
A empresária Carolinne Carvalho afirmou ter tido o braço quebrado após ser atingida pela cobertura…
Rozeli Alves dos Santos foi atingida por uma barra de ferro e deve passar por…
Meninas procuraram o Conselho Tutelar. A mais velha contou que sofria abusos desde os 13…
O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, voltou ao centro de uma disputa judicial após ser…
Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) mostra que 38% dos cuiabanos…