Primeira-dama de MT destaca importância da retomada dos transplantes renais pelo Governo

Conforme informação a Secretaria de Estado de Saúde (SES), um dos procedimentos foi realizado via cirurgia robótica

A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, destacou a importância da retomada dos transplantes renais pelo Governo de Mato Grosso. O primeiro transplante, após a retomada dos serviços, foi realizado na última quarta-feira (12.3), no Hospital São Mateus, em Cuiabá.

Transplantada há cerca de 11 anos, a primeira-dama afirmou que essa é uma conquista a ser celebrada. “Eu, que passei por esse processo quando precisei ser transplantada, sei o quanto a oportunidade de realizar o procedimento desperta a esperança de viver. Sei o quanto é sofrido ficar à espera de um rim e ter que fazer hemodiálise. É muito sofrimento. Quando ganhamos um rim, nascemos de novo. Graças a Deus, meu marido foi compatível comigo. Vida nova, com restrições, mas ainda assim, vida nova. É muito bom estar vivo”, lembrou.

De acordo com a unidade hospitalar, o processo de retomada dos transplantes envolveu não apenas a realização das cirurgias, mas também diversas etapas essenciais, como cadastramento, qualificação, habilitação e credenciamento da unidade junto ao Ministério da Saúde.

O nefrologista do Hospital São Mateus, Jonathan Feroldi, destacou que foram necessários quatro anos de preparação para que a instituição estivesse apta a realizar transplantes renais em Mato Grosso.

“No primeiro momento, estamos atendendo pacientes novos, que ainda não tiveram acesso a um centro de transplante. Já avaliamos aproximadamente 200 pacientes, todos acompanhados por um nefrologista e submetidos a uma série de exames para garantir que estão em condições adequadas de saúde para serem transplantados”, explicou o especialista.

Atualmente, cerca dois mil pacientes estão em tratamento de hemodiálise no Estado. A previsão da Central Estadual de Transplantes é que de 40% a 50% desse número tenham indicação para o transplante renal.

Virgínia Mendes aproveitou a oportunidade para motivar os pacientes que aguardam o transplante e também possíveis doadores. “Aos que esperam pela cirurgia, continuem sendo fortes. Para aqueles que são saudáveis, encorajo que se informem sobre a doação em vida. Desejo aos pacientes que passaram pelo procedimento esta semana uma ótima recuperação. Com fé em Deus, um novo ciclo começará na vida dessas pessoas”, disse.

O Noroeste

Recent Posts

Engavetamento com caminhão da Cavalaria da PM deixa policial ferido em MT | MT

Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…

26 minutos ago

Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT

Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…

30 minutos ago

Jovem de 25 anos morre atropelada por caminhão após acidente na ponte Sérgio Motta

Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…

35 minutos ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

5 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

6 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

6 horas ago