Categories: Agro.MT

Projeções para a soja atualizadas; confira os números para 2025

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou suas novas projeções para o balanço de oferta e demanda do complexo da soja em 2025, apresentando números recordes.

Segundo as informações fornecidas, a produção do grão se manteve em 171,7 milhões de toneladas, enquanto o esmagamento teve um leve aumento de 0,7%, projetando-se um total de 57,5 milhões de toneladas. A produção de farelo e óleo de soja também permaneceu estável, devendo alcançar, respectivamente, 44,1 milhões de toneladas e 11,4 milhões de toneladas.

Em relação às exportações, as projeções mantiveram-se estáveis, com a expectativa de novos patamares históricos. A previsão é de que o Brasil exporte 106,1 milhões de toneladas de grãos, mantendo a liderança mundial.

O farelo de soja deve registrar exportações de 23,6 milhões de toneladas, um aumento de 3,1%, enquanto o óleo de soja deverá exportar cerca de 1,1 milhão de toneladas, com um crescimento de 4,8%. A previsão também aponta para um aumento nas importações de óleo de soja, que deverão atingir 200 mil toneladas, e nas importações de soja, que devem somar 500 mil toneladas para atender ao mercado interno.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Dados da soja até o fim de 2024

Os dados consolidados até dezembro de 2024 indicam resultados positivos para o setor, com a produção de soja mantendo-se estável em 153,5 milhões de toneladas. Já o esmagamento foi revisado positivamente para 55,4 milhões de toneladas, marcando um aumento de 0,7%, impulsionado pela crescente demanda por biodiesel, que elevou a oferta de óleo no mercado.

O aumento no esmagamento também reflete na produção de farelo de soja, essencial para a cadeia de proteína animal, tanto para exportação quanto para o consumo interno. A produção de farelo de soja seguiu a tendência de crescimento do esmagamento, com aumento de 0,7%, totalizando 42,8 milhões de toneladas. A produção de óleo de soja, por sua vez, deverá crescer 0,5%, atingindo 11,1 milhões de toneladas. Esse aumento na oferta de farelo de soja tem se mostrado fundamental para atender à crescente demanda por alimentos.

No processamento mensal, em dezembro de 2024, o volume processado foi de 4,2 milhões de toneladas, um aumento de 1,8% em relação a novembro, e 8,2% superior ao registrado em dezembro de 2023, ajustado pelo percentual amostral de 90,6%. No acumulado de 2024, o processamento cresceu 2,3% em relação ao mesmo período de 2023, considerando os ajustes realizados.

O Noroeste

Recent Posts

Mato Grosso impulsiona crescimento da safra agrícola e reforça protagonismo no agronegócio nacional

Mato Grosso mantém sua liderança como maior produtor de grãos do Brasil, representando 31,5% da…

3 horas ago

Artes feitas com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas na Câmara dos Deputados em Brasília

Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…

4 horas ago

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

4 horas ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

4 horas ago

Operação prende oito pessoas e remove 46 veículos em Várzea Grande

Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (12.7), em Várzea Grande, terminou com a…

4 horas ago

Moradores tentam “salvar” carro de ser consumido por fogo dentro de casa em Cuiabá I MT

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência e dois veículos no início da noite…

4 horas ago