Nacional

Receita Federal paga nesta segunda-feira maior lote de restituição do IR da história

Cerca de 6,5 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 nas primeiras semanas do prazo acertarão as contas com o Leão. Nesta segunda-feira (30), a Receita Federal libera o segundo dos cinco lotes de restituição deste ano, o maior da história em número de contribuintes e em valor. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 6.545.322 contribuintes receberão R$ 11 bilhões. Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso.

As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

  • 4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
  • 1.044.585 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 496.650 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 148.090 contribuintes acima de 80 anos;
  • 91.363 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto, pré-preenchida e Pix, passaram a ter prioridade no recebimento da restiuição neste ano. Neste lote, não haverá pagamento a contribuintes sem prioridade.

Liberada no último dia 23  a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

O Noroeste

Recent Posts

Governo lança licitação para obras no bairro Jardim Mossoró em Cuiabá

O Governo de Mato Grosso lançou o edital de licitação para a execução de obras…

1 minuto ago

Advogada é ameaçada com machado e foge horas antes do ex incendiar casa em MT

Após o incêndio, Larissa Luzia Bezerra, de 33 anos, mobiliza doações nas redes sociais para…

4 minutos ago

Veterinária investe em tecnologia para diagnósticos em pets

A médica veterinária Andressa Lemos, formada há 11 anos pela Universidade Federal de Mato Grosso…

2 horas ago

Olheiro de facção é preso pela GCCO ao gravar ação policial em sequestro de imóveis em Cuiabá

Um integrante de facção criminosa, que atuava com tráfico de drogas e como olheiro do…

2 horas ago

Justiça mantém aumento de 20,27% no transporte intermunicipal Cuiabá e VG I MT

Valor da tarifa foi mantido em R$ 5,95. Segundo a juíza, o reajuste tarifário é…

3 horas ago

Dois são presos com revólver e pistola após assassinarem mulher dentro de casa em MT I MT

Policiais militares da Força Tática do 6º Comando Regional prenderam dois homens suspeitos pelo homicídio…

3 horas ago