Categories: Featured

Relatório aponta que 85% das mulheres mortas em Mato Grosso estavam em plena idade produtiva


Relatório elaborado pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, sobre os casos de feminicídios registrados no último ano, apontou que 85% das mulheres assassinadas em 2024, em Mato Grosso, estavam aptas para o trabalho e a construir suas carreiras.

Conforme o relatório, 32% das vítimas tinham entre 18 e 29 anos, e 53% entre 30 e 39 anos. Juntos, os dois grupos de faixa etárias situam as mulheres em fases de maior produtividade econômica, de vida e até mesmo para a maternidade. Em 2024, 47 mulheres foram assassinadas em Mato Grosso pela condição de gênero.

Um dos casos é o da agricultora e empresária Raquel Maziero Cattani, de 26 anos, que foi brutalmente morta em julho do ano passado, em seu sítio no assentamento Pontal do Marape, zona rural de Nova Mutum. O mandante do crime foi seu ex-marido, que contratou o próprio irmão para executar a vítima, e ainda criou álibis para ludibriar a investigação. Raquel deixou órfãs duas crianças.

Romero e Rodrigo Xavier Mengarde foram presos pela Polícia Civil cinco dias após o crime, após uma investigação meticulosa que conseguiu desvendar toda a dinâmica do assassinato da vítima. Os dois irmãos respondem por homicídio triplamente qualificado (feminicídio, promessa de recompensa, e emboscada com recurso que dificultou a defesa da vítima). 

12% das mulheres mortas restantes estavam entre 50 e mais 60 anos. Outros 2% das vítimas ainda nem tinham completado a maioridade. 

Desde 2021, a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil produz o relatório sobre os feminicídios em Mato Grosso, com base nos dados dos boletins de ocorrências de homicídios e feminicídios, cruzamento de informações e em inquéritos policiais. O resultado é um perfil das vítimas e autores dos crimes, local e meio empregado, solicitação de medidas protetivas e os efeitos da violência praticada contra mulheres e adolescentes.

Perfis das vítimas e vínculo com autores

O levantamento aponta que 57% delas tinham apenas o ensino fundamental e 25% o ensino médio. Outras 11% possuíam o ensino superior.

Em relação à profissão das vítimas de homicídios ocorridos no ano passado, 76%, tinham algum tipo de renda e ocupações como auxiliar de limpeza, vendedora, diaristas, manicure, cabeleireira e professora.

O vínculo entre vítimas e autores é mais um ponto que reforça a violência ocorrida dentro dos lares. 36% das mulheres assassinadas tinham relações entre 1 e 5 anos com os autores, e outros 19% tiveram relacionamentos entre 10 e 20 anos.

O relatório da Polícia Civil mostra que 57% dos crimes foram cometidos pelos parceiros íntimos atuais. Já aqueles que não tinham mais nenhuma relação com as vítimas (ex-namorados ou ex-conviventes) alcançaram 17% dos crimes cometidos. Outros 13% tinham vínculo familiar com as vítimas, e 8% tinham relações casuais.

O Noroeste

Recent Posts

Assembleia aprova projeto que garante criação da 3ª vara criminal em Barra do Garças

O PLC 9/2025, de autoria do Poder Judiciário, teve aprovação unânime no Parlamento Em sessão…

2 horas ago

Juca do Guaraná celebra os 277 anos de Mato Grosso e ressalta compromisso com a população

Nesta sexta-feira, 9 de maio, o Estado de Mato Grosso celebra 277 anos de história,…

2 horas ago

Moradores do Terra Prometida recebem a 2ª edição do Mutirão de Cidadania Social neste sábado (10)

Os moradores do bairro Terra Prometida e região, em Cuiabá, poderão ter acesso a diversos…

2 horas ago

VÍDEO: veja momento em que casal preso apontado como mandante de assassinato de Renato Nery chegam em delegacia de Cuiabá | MT

Cesar Jorge Sechi e Julinere Goulart Bastos foram presos pela manhã, em Primavera do Leste.…

3 horas ago

Prefeitura rompe contrato com empresa responsável pelas obras do Contorno Leste em Cuiabá após investigação de esquema de propina

Conforme as investigações da Polícia Civil, a propina foi paga por um funcionário da empresa…

3 horas ago

Vereadores propõem proibição de celulares para gravar sessões na Câmara de Várzea Grande | MT

Proposta será analisada na próxima terça-feira (13) e visa restringir o uso de celulares e…

3 horas ago