Categories: Agro.MT

São Paulo bate recorde de temperatura para o mês de março

A capital paulista registrou um novo recorde de temperatura para 2025 e o maior valor já registrado para o mês de março. No último domingo (2), os termômetros da estação convencional do Mirante de Santana marcaram 34,8°C. A onda de calor deve persistir ao longo de toda a semana, elevando as temperaturas principalmente em São Paulo, Minas Gerais e parte da região Sul.

Na capital paulista, as temperaturas máximas devem permanecer entre 33°C e 34°C nos próximos dias. Há possibilidade de chuvas isoladas no período da tarde, mas sem impacto significativo na redução do calor. Apenas no final de semana, com a chegada de uma frente fria, as temperaturas devem cair para valores em torno de 27°C.

No Sudeste, a chuva será mal distribuída e pouco volumosa, permitindo a continuidade das atividades no campo. A partir do final de semana, a frente fria trará precipitações para São Paulo e para o centro-sul de Minas Gerais, abrangendo também parte da Zona da Mata, o que deve aliviar as condições para a cafeicultura. Ainda assim, a semana será marcada por calor intenso e tempo seco.

O bloqueio atmosférico mantém o ar quente e seco predominante em grande parte do país, enquanto uma frente fria se mantém estacionada sobre o Uruguai, sem avanço para o Sul do Brasil. No Norte, há previsão de chuvas intensas, principalmente no Pará e em Rondônia. Já no Centro-Oeste, temporais podem ocorrer em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso. No Rio Grande do Sul, as precipitações devem ser limitadas ao extremo sul do estado, sem volumes expressivos.

No Centro-Sul do país, as máximas podem atingir entre 35°C e 36°C ao longo da semana. Os maiores volumes de chuva devem se concentrar no Norte, com acumulados acima de 100 mm em cinco dias em regiões como Rondônia, Pará, norte do Maranhão e Tocantins. Apesar do avanço da colheita da soja no Centro-Oeste, há registros de atrasos no Noroeste de Mato Grosso devido às chuvas intensas.

No Matopiba, as condições seguem favoráveis para o campo, embora o Centro-Norte do Maranhão possa registrar acumulados superiores a 150 mm em cinco dias. No sul do país, a falta de chuvas agrava a situação das lavouras no Rio Grande do Sul, especialmente aquelas em fase de enchimento de grãos.

Com a chegada do outono entre os dias 20 e 21 de março, as temperaturas devem continuar elevadas. Mesmo com o término da onda de calor no final da semana, não há previsão de frio intenso para os próximos meses. A tendência é de estabilidade térmica, com temperaturas acima da média, o que pode impactar negativamente algumas culturas, sobretudo a pecuária leiteira, devido à alta evaporação da água e às chuvas irregulares, especialmente em Minas Gerais.

A Zona de Convergência Intertropical segue ativa, intensificando as chuvas no Norte e Nordeste, com tendência de permanência pelos próximos 30 dias antes de recuar para o Hemisfério Norte. No fim de semana, uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil, impulsionando as chuvas para São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Na Bahia, a estiagem persiste em algumas áreas, impactando a produção agrícola. Com aproximadamente 50% da soja já colhida, os trabalhos de plantio do milho estão em andamento. No entanto, a falta de chuvas volumosas pode dificultar o desenvolvimento da cultura, principalmente no centro do estado. Para o Centro-Oeste e Sudeste, incluindo o Matopiba, a expectativa é de um clima mais favorável, contribuindo para uma safra promissora.

O Noroeste

Recent Posts

Senador Wellington Fagundes propõe fim de recesso parlamentar para discutir taxação de Trump

A tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, agravada após o anúncio do presidente americano…

2 horas ago

UFMT aposta em parcerias para impulsionar nanotecnologia no campo

O objetivo é criar insumos agrícolas mais eficientes e com menor impacto ambiental Diante do…

2 horas ago

Deputado Juca do Guaraná articula criação de polo da UFMT em Vila Rica

A criação de um polo universitário no município visa ampliar o acesso ao ensino superior…

3 horas ago

AJEB-MT é homenageada na ALMT por sua contribuição à cultura e à literatura

Integrantes receberam moção de aplausos e prestigiaram a palestra Comunicação e Saúde Mental, com a…

3 horas ago

Wilson Santos intervém e Instituto dos Cegos inaugura nova caixa d’água após interdição

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) participou, nesta sexta-feira (11), da inauguração de uma nova…

3 horas ago

ARTIGO: Quem precisa não pede, grita por socorro

Nesta quinta-feira,10 de julho, foi o “Dia da Saúde Ocular”, uma data importante para refletirmos…

3 horas ago