A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) homenageiam os feirantes nesta segunda-feira (25.8), pela dedicação de homens e mulheres que transformam o esforço no campo em alimento de qualidade, renda e vínculos de confiança com a sociedade. Mais do que espaços de comercialização, as feiras livres representam pontos de encontro, cultura e fortalecimento da agricultura familiar.
Os feirantes são protagonistas de um trabalho que começa no cultivo e segue até a comercialização direta, com destaque para o relacionamento próximo e de confiança que constroem com os clientes. “Cada barraca é uma vitrine do esforço das famílias rurais, que se dedicam ao plantio, ao cuidado com a produção e à manutenção do elo direto com o consumidor, garantindo alimentos frescos, saudáveis e de qualidade”, destaca a secretária de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka.
Ao longo dos últimos anos, a Seaf-MT, em parceria com a Empaer e demais órgãos do Governo do Estado, tem ampliado os investimentos e incentivos para fortalecer a participação dos feirantes em eventos dentro e fora de Mato Grosso.
Um exemplo é a Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural (FEAFTUR), que já se consolidou como vitrine de negócios, integração e aprendizado para centenas de produtores. Além dela, produtores da cadeia do leite, de queijos artesanais, do mel e de diversas culturas têm levado a qualidade mato-grossense para feiras nacionais, conquistando novos mercados e valorizando a produção local.
“As feiras são mais do que espaços de venda: são ambientes de integração, troca de experiências e aprendizado, onde os produtores compartilham saberes e conquistam novas oportunidades. Esse contato direto com o consumidor valoriza a produção local e fortalece toda a cadeia”, afirmou.
“Nosso compromisso é apoiar quem está na linha de frente da agricultura familiar. Ao fomentar o segmento de feiras, ampliamos a renda das famílias rurais e garantimos que os consumidores tenham acesso a produtos de origem conhecida e produzidos com dedicação e respeito”, reforça Fujioka.
Além da FEAFTUR, a Seaf e a Empaer incentivam as feiras diárias da Agricultura Familiar, como ocorre diariamente no estacionamento das instituições, às terças-feiras no Sesc Arsenal, entre outros locais.
Éder Rogério participa da feira, e também comercializa seus produtos na estrada entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Ele contou que vê na oportunidade uma boa opção de trabalho.
“Eu fazia pamonha e caldo de “quenga”, recebi o convite para participar das feiras e aceitei. É bom, uma renda extra durante a semana, tenho um giro legal no fim o mês. Este espaço não é só importante para mim como para outras feirantes”.
A pedido da deputada Gisela Simona (União-MT) será realizada audiência pública, nesta terça-feira (26), no…
Mariell Antonini reforça importância de a mulher romper ciclo de violência e destaca atuação do…
Medida foi motivada pelo rebaixamento emergencial do reservatório da usina, iniciado em 15 de agosto.…
A Operação ‘Vigia das Águas’, que foi deflagrada com objetivo de apurar um suposto esquema…
Dois integrantes de uma facção criminosa, envolvidos em crimes de extorsão praticados contra um morador…
Foi aprovado, em segunda votação, neste mês, o Projeto de Lei 13/2024, do deputado estadual Thiago…