Categories: Agro.MT

Seca e calor extremo vão afetar safra de café 2025/26

A combinação de altas temperaturas e falta de chuvas desde fevereiro trouxe desafios para a safra de café de 2025 e pode comprometer até a produção de 2026, segundo a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé). “O café arábica, que é o que nossos cooperados produzem, não tolera temperaturas acima de 32°C”, destacou o vice-presidente da cooperativa, Osvaldo Bachião Filho, em entrevista coletiva realizada ontem (20), durante a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), promovida pela cooperativa.

“Quando isso acontece, a planta interrompe seu metabolismo, ou seja, para de realizar fotossíntese e produzir energia”, afirmou.

O problema foi intensificado pela ausência de umidade. “Os recordes de temperatura registrados em nossas estações ocorreram em fevereiro de 2025, superando até mesmo novembro de 2023”, acrescentou. A falta de chuvas afetou o desenvolvimento dos cafeeiros, e, em algumas áreas, os volumes ficaram entre 50% e 60% abaixo da média histórica.

O impacto já é perceptível e preocupa os produtores. “O cafeeiro solta um par de folhas novas, que darão origem a um cacho de café no futuro, a cada 15 a 20 dias. Nos últimos 50 dias, isso não ocorreu”, explicou. “Isso significa, no mínimo, a perda de dois ciclos de crescimento em um potencial máximo de 12 a 14 rosetas por ramo.”

Situação complicada para o cultivo do café

Enquanto a colheita não começa, a real dimensão da perda ainda não pode ser quantificada. No entanto, as perspectivas para os cafeicultores seguem desafiadoras. “O cenário não será favorável mais uma vez”, concluiu Bachião Filho.

O Noroeste

Recent Posts

“Mostra que estamos entregando resultados”, afirma Samantha sobre ser lembrada para vice-governadora

A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…

53 segundos ago

Inscrições para o conselho de educação alimentar vão até o dia 28 deste mês

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…

1 minuto ago

Operação prende oito pessoas e remove 46 veículos em Várzea Grande

Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (12.7), em Várzea Grande, terminou com a…

2 minutos ago

Moradores tentam “salvar” carro de ser consumido por fogo dentro de casa em Cuiabá I MT

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência e dois veículos no início da noite…

4 minutos ago

Senador Wellington Fagundes propõe fim de recesso parlamentar para discutir taxação de Trump

A tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, agravada após o anúncio do presidente americano…

2 horas ago

UFMT aposta em parcerias para impulsionar nanotecnologia no campo

O objetivo é criar insumos agrícolas mais eficientes e com menor impacto ambiental Diante do…

3 horas ago