Categories: Destaque MT

Seduc reforça convite para que municípios façam adesão ao Programa Saúde na Escola


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) está incentivando os municípios que ainda não aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) a completarem seu cadastro no e-Gestor do Ministério da Saúde. O PSE visa integrar políticas de saúde e educação, atendendo crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública e privada, promovendo saúde e educação integral.

Dos 142 municípios de Mato Grosso, 105 já se inscreveram no ciclo 2025/2026, enquanto 29 estão em processo de finalização no sistema. O prazo final para concluir a adesão é 21 de março de 2025.

Entre as vantagens com a adesão estão ações para redução da vulnerabilidades e riscos à saúde dos estudantes, contribuição para a formação integral, integração e articulação das políticas e ações de educação e de saúde, e também a conscientização sobre a necessidade de uma vida saudável.

O secretário de Educação, Alan Porto, esclarece que o PSE é um processo intersetorial que busca melhorar a qualidade de vida dos estudantes, reduzir a evasão escolar e a intermitência de frequência escolar por questões sociais individuais e coletivas, além de reforçar os compromissos e pactos estabelecidos por ambos os setores.

“Ao aderir, os reflexos com a formação integral dos estudantes são sentidos na medida em que as ações avançam. A melhora no rendimento escolar, recuperação da autoestima e a autoconfiança também contribuem com a diminuição dos níveis de absenteísmo e repetência escolar. Por isso a Seduc está empenhada em conscientizar os municípios sobre a importância da adesão ao PSE”, argumenta o secretário.

Algumas das ações vão além do ambiente escolar, contribuindo com o combate ao mosquito Aedes Aegypti, prevenção de IST/AIDS; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos; e incentivo à saúde bucal desde a educação infantil.

O PSE possui um grupo de escolas classificadas como prioritárias, sendo elas as escolas quilombolas, escolas indígenas, escolas em assentamentos, escolas rurais, escolas com educandos cumprindo medida socioeducativa, escolas nas quais mais de 50% dos educandos fazem parte de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e creches públicas e conveniadas ao poder público.

O Noroeste

Recent Posts

Tribunal de Contas lidera pacto nacional por avanços da saúde digital no SUS

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) consolidou seu papel de vanguarda no debate…

12 horas ago

Vice-governador e prefeito planejam obras de infraestrutura em Cuiabá I MT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu nesta segunda-feira (30) a visita institucional do governador…

12 horas ago

Wilson Santos propõe recursos para desapropriação de áreas e construção de moradias para famílias do Contorno Leste

Mais de 800 moradores da região do Contorno Leste, ocupada há cerca de três anos…

12 horas ago

Mato Grosso tem semana gelada e mínimas pode chegar a 12ºC em MT I MT

Mato Grosso amanheceu nesta segunda-feira (30) com queda brusca nas temperaturas e alerta emitido pelo…

12 horas ago

Senador Wellington Fagundes critica aumento de deputados federais I MT

O senador Wellington Fagundes (PL), em entrevista à imprensa, classificou que o aumento de deputados…

13 horas ago

Cuiabá emite alerta para sarampo após Bolívia declarar emergência | Mato Grosso

A movimentação de pessoas na fronteira entre Bolívia e Mato Grosso tem sido motivo de…

13 horas ago