A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), deflagrou operação contra extração ilegal de minérios em Colíder, Guarantã do Norte, Paranaíta e Alta Floresta.
Foram fiscalizados 12 empreendimentos de atividade de extração mineral nos quatro municípios. Onze deles foram multados em R$550 mil, sendo que oito foram embargados. Também foram apreendidas seis máquinas escavadeiras hidráulicas.
A operação foi realizada entre 25 de março e 1º de abril. O objetivo foi atender denúncias formalizadas junto ao Ministério Público e Ouvidoria Setorial da Sema, além de dados da plataforma de monitoramento com imagens de satélite Planet, tratados pela Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento da Sema.
Quatro dos pontos fiscalizados possuem licença ambiental, mas operavam em desacordo com o projeto aprovado, como a extração mineral em área não autorizada. Cinco das máquinas apreendidas foram destinadas aos municípios, assim como 10 motores com bombas d’água.
“Nessa operação de combate a extração mineral ilegal, foram observados todos os critérios relacionados a apreensão de bens, tendo como ponto principal a segurança da equipe. Os alvos fiscalizados estavam localizados relativamente próximos às sedes de municípios, o que proporcionou a disponibilidade de rede de comunicação com as prefeituras, fornecendo apoio logístico e espaço físico para depósito das máquinas e motores apreendidos”, explicou o coordenador de Fiscalização de Empreendimentos da Sema, Thiago Queiroz.
Clique aqui para ver o vídeo produzido pelo Bope sobre a operação.
Veja fotos da operação:
Denúncias
Os crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, pelo 65 98153-0255, pelo email ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.
Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.
Os demais motoristas saíram ilesos e assinaram termo de recusa de atendimento médico. Um engavetamento…
Vítimas estavam indo para um acampamento na região; perícia investiga Valdinéia Luzia Custódio Paes, 37…
Paula Emanuelli Celestino Gervasio, 25, morreu ao ser atropelada por uma carreta durante a manhã…
Ação percorreu os locais afetados por queimadas para recolher as cinzas e transformá-las em material…
A vereadora mais votada da história de Cuiabá, Samantha Iris (PL), comentou nesta segunda-feira (7)…
Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para a composição do Conselho…